Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quinta-feira, 22 de março de 2012

Fomos passear na Floresta

 Amigos da AME-RIO e Internautas,


Na semana passada o Medina convidou a diretoria de nossa Associação para passear na floresta, mais especificamente, para uma visita ao Parque Nacional da Floresta da Tijuca - PARNATIJUCA, o maior parque nacional de floresta em área urbana do mundo.


É um lugar lindo, com uma cobertura vegetal constituída em sua maior parte de floresta secundária, totalmente regenerada, já com uma quantidade muito grande de árvores primárias.



Chegamos a um local onde encontramos o seu Lôbo.



Ainda bem que não era o Lobo Mau, mas um lobo guará e em cerâmica. Perguntamos para alguém que estava por ali e ficamos sabendo que a casa, que estávamos procurando. ficava bem mais acima, lá onde tinha uma trilha que levava bem para o meio da floresta.





Achamos a casa, logo depois da entrada da trilha.



Na verdade não era uma casa, era um barracão:




Ou "O Barracão", era isso que estávamos procurando, a sede administrativa do parque.




Fomos recebidos pelo Henrique Zaluar e não pela vovó. Ah, o Henrique não é nenhum caçador, na verdade ele não gosta de caçadores e nem de lenhadores, ele é Biólogo e Analista Ambiental e é o responsável pela Administração do Parque.



Nesse dia os presentes eram o Andreas, nosso presidente, eu, que deveria estar sentado naquela cadeira entre o Zaluar e o Andreas, mas nesse momento eu estava atrás da câmera, registrando o encontro, o Medina, que desde o ano passado vinha costurando esse encontro, a Milena, nossa bibliotecária e também estava presente o Matheus, que trabalha no parque e é apaixonado por abelhas.




O Andreas apresentou ao Zaluar os objetivos de nossa associação, principalmente com relação a divulgação das abelhas sem ferrão, de modo a possibilitar a sua preservação. Também falou que não tem como se falar em preservação de abelhas sem ferrão, sem falarmos em preservação da flora e da fauna, motivo pelo qual estamos procurando fechar parcerias com entidades de preservação, principalmente com os parques florestais, não interessando se federais, estaduais ou municipais, o que interessa é o anseio de preservação da flora e da fauna. Contou que já estamos executando um trabalho em parceria com os administradores, biólogos e voluntários do Parque Estadual da Pedra Branca, mas que queremos estender essa parceria a todas as esferas.




O Andreas passou às mãos do Zaluar um documento, explicitando melhor a nossa proposta de parceria. E, na hora, recebemos a resposta que essa parceria já estava fechada, que nós éramos muito bem vindos ao Parque da Floresta da Tijuca. O Zaluar nos contou que desde o ano passado vem conversando com o Medina sobre isso e que só estava aguardando um documento oficial nosso, para dar início os trabalhos. O Andreas explicou que também estávamos aguardando a ocasião de poder apresentar um documento oficial. O que estava ocorrendo é que a AME-RIO, embora funcionando, até há pouco tempo não estava totalmente legalizada, mas agora já está e já podemos fechar parcerias oficiais, com quaisquer entidades.




Novamente o Zaluar afirmou que as portas do parque estão abertas para a AME-RIO e franqueou o auditório do centro de visitantes do parque, para que a nossa associação efetue seus encontros,  treinamentos, cursos e outros eventos de divulgação de nossas abelhas sem ferrão. Também se propôs a criar, em parceria conosco, um meliponário para o parque, de forma a facilitar a apresentação ao público das diversas espécies de abelhas sem ferrão, de ocorrência natural na nossa região.




O Auditório do PARNATIJUCA tem capacidade para cerca de 80 pessoas.





Equipado com quadros e equipamentos de projeção e reprodução digital.




Depois de conhecermos o auditório, o Matheus nos convidou para conhecer as abelhas que ele já tem no parque.



Uma colônia de Jataís (Tetragonisca angustula angustula)




E outra




De jataí da terra (Paratrigona subnuda), que o Andreas fez questão de examinar de perto.




E teve muito mais, mas vou deixar que o resto o Andreas, o Medina e a Milena contem para vocês na próxima reunião. Não esqueçam que nossa reunião de março é nesse próximo sábado.
http://www.ame-rio.org/2012/03/dia-24032012-tem-reuniao-da-ame-rio.html


O parque tem vários recantos com mesas para que os frequentadores possam fazer um piquenique.



Ou até um churrasquinho se desejarem.



Para finalizar, a alegria do Medina e do Andreas com a proposta de parceria aceita.


Até sábado,


UGA,

José Halley Winckler


2 comentários:

  1. Olha, essa é uma ótima oportunidade de fazer crescer a AME-Rio, conheço muito bem a floresta da Tijuca, pois nos tempos que morava no Rio de Janeiro era um dos meus lugares preferidos para passear.
    Essa aproximação com os órgão ambientais é extremamente importante para legitimar nossa causa em defesa das abelhas nativas.

    Façam grandes e lindos meliponários, montem atividades com o ICbio, digulguem na mídia. Essa exibição atrairá muitas pessoas interessadas em reforçar os quadros da Associação.

    Amigos, território conquistado, agora é hora de montar cabana e fazer as primeiras base para os trabalhos futuros.

    Grande sucesso a todos vocês.
    att,

    Kalhil Pereira França
    Meliponário do Sertão
    www.meliponariodosertao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, basta fazer a coisa certa a tempo e a hora.

    Gesimar

    ResponderExcluir