Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

III Concurso Nacional de Méis

Amigos da AME-RIO e Internautas,

Nesse último sábado, 10/12/2011, ocorreu a reunião de confraternização anual da AME-RIO. Nesse encontro tivemos o III Concurso Nacional de Méis e os presentes tiveram a oportunidade de provar cada um desses méis.

Toda a organização de concurso, como não podia deixar de ser, ficou a cargo do Pedro Paulo Peixoto, nosso Ex Presidente e idealizador desse concurso. Para a aferição oficial foi convidado especialmente o Dr. Rogerio Marcos de Oliveira Alves, professor e pesquisador da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.




Enquanto o professor Rogério analisava cada um dos méis inscritos no Concurso, os associados se reuniram para colher e degustar logo depois méis de colônias do meliponário escola.



Mas não foi só o professor Rogério que se deliciou com esses méis, todos os presentes tiveram a oportunidade de provar de cada um deles e depois de uma criteriosa análise também fizeram sua escolha do melhor mel do concurso.




Os associados provaram de cada um dos méis inscritos e depois puderam repetir a prova, dos méis que mais lhe agradaram, quantas vezes quisessem, até ter a sua opinião formada.




O Pedro Paulo ainda não divulgou a planilha oficial de julgamento, mas já sabemos que: a escolha do melhor mel feita pelo juiz oficial, coincidiu com a escolha feita pelos associados presentes.

O Campeão do III Concurso Nacional de Méis (Edição 2011), foi um mel que veio lá de Manaus, especialmente para esse concurso, é o mel de abelha Jupará, Mellipona compressipes manaosensis, não temos ainda o nome do meliponicultor, mas vamos divulgar aqui, assim que o Pedro Paulo distribuir a relação exata dos méis concorrentes. No dia esse era o mel Nº 4.

No julgamento popular esse mel de Jupará ficou empatado com o mel Nº 1, que também veio de Manaus e era um mel de Jandaíra, mas como veio do Amazonas não deve ser a mesma Jandaíra do nordeste.   Também aguardamos a relação de méis inscritos e dos meliponicultores, para divulgar a relação completa dos classificados pelo julgamento popular.


Mas o professor Rogério não ficou só no julgamento dos méis, a parte mais importante de sua visita ficou reservada para a tarde, a transmissão de conhecimentos. 




O professor Rogério, nos contou o que estão fazendo na Bahia, em matéria de pesquisa sobre meliponicultura, nos ofereceu uma ótima palestra sobre a criação de meliponas para a produção de méis e a exigência de pasto meliponícola apropriado. Hoje na Bahia, em todo o projeto de produção de mel que tenha financiamento público, a plantação de pasto meliponícola é uma exigência. Nosso convidado também fez uma apresentação sobre as abelhas encontradas na Bahia e nos mostrou uma série de imagens de Meliponários.


A AME-RIO ofereceu ao professor Rogério um título de sócio honorário e ele aceitou integrar o nosso Conselho de Ciências. 

A mesma honraria foi oferecida ao nosso associado Waldir Ribeiro Osório, pesquisador de pasto apícola e meliponícola.


Nesse dia também tivemos o prazer de recepcionar o amigo Heráclito Sette, que veio de Brasília para acompanhar a nossa reunião e trouxe um delicioso mel de Jataís para ser degustado. Desde sábado, o Heráclito é sócio efetivo da AME-RIO.


Foi um ótimo dia.

UGA,

José Halley Winckler


Rogerio Marcos de Oliveira Alves
Engenheiro Agronômo pela Universidade Federal da Bahia (1983), Licenciatura Plena pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1984), Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Doutor em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2010). Cursando Pós-Doutorado na UFRB 2011. Professor do IF Baiano desde 1983. Tem experiência na área de Zootecnia e Fitotecnia, com ênfase em manejo de animais e cultivo de orquídeas, atuando principalmente nas áreas: meliponicultura, apicultura e cultivo de orquideas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário