Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CURSO DE MANEJO DE ABELHAS SEM FERRÃO - 2O12 - Primeira Aula

Uma estória real e engraçada que ocorreu na AME-RIO:

CERTA VEZ, num encontro da AME-RIO , chegou uma PROFESSORA de TERESÓPOLIS, RITA, desejava ser sócia e se tonar meliponicultora.....

Ótimo,... teríamos mais uma meliponicultora no pedaço,

Já inscrita, estávamos todos da AME-RIO fazendo manejo de uruçu amarela, praticando ao vivo, uma divisão.

Ao retirar o disco mater, o que provavelmente originaria a rainha, passei-o as mãos da Rita e perguntei:

- sabem quantas abelhas nascerão deste disco? 

Nem ela, nem nenhum dos presentes tentou responder a pergunta. Em sequência,  para que ficasse  dentro do contexto, eu disse à jovem professora:

- Pode contar!

A Rita muito assustada imediatamente respondeu:

- Mas,  TUDO ISTO, professor ?

Com papel e lápis, a professora pacientemente contou.... e errou. Eu  sentei-me ao lado e ensinei-lhe a MANEIRA RÁPIDA DE  contar células em um disco de postura, com a mesma paciência contei 507 células (vejam que a memória ainda é boa), ela aprendeu a contar e eu tratei de arranjar mais dois discos, para que fizessem uma população  de 1200 a 1500 abelhas. NECESSÁRIAS  às substituições das 6000 campeiras que estavam sendo passadas ao jovem enxame e que, na maioria, estariam mortas dentro de 50 dias.

Muita gente acha um grande feito, fazer um novo enxame com um disco apenas,  ou mesmo sem nenhum disco, mas não é. Estaremos gerando um novo enxame carente, onde precisaremos oferecer alimento, reforço de discos de cria, etc, etc, só corrigindo um erro inicial. 

Então os meus alunos e eu próprio  aprendemos a avaliar cada disco, com erro não maior que 10%, sem mais precisar contar, mas até hoje, conto as células dos discos no computador e, não raro, no dia seguinte dou mais um disco ao jovem enxame....

E é isto que lhes estou pedindo e saibam que nunca mais esquecerão o número de células de um disco de primavera, de um enxame saudável de mandaçaias.
Dificilmente encontrarão outro maior em enxames normais... vejam que interessante.

Este trabalho, no curso, faremos em 5 minutos, em cada espécie estudada, cinco minutos que nos ajudarão pro resto da vida de meliponicultor...um item básico para avaliar corretamente as expectativas de uma desdobra em qualquer caixa racional.

No disco da foto esta gravado nome da Julia, mas a pergunta é para todos.

Vamos ver quanto tempo demora para saber quantas células tem cada um dos discos das fotos. No computador é mais fácil, mas continua sendo importante a tal contagem de avaliação.

Muitos são veteranos, fizeram dezenas de multiplicações e nunca contaram um só disco.

Garanto-lhes, ou tiveram muita sorte, ou aprenderam uma maneira de avaliação com seus próprios erros,  ou muito trabalho para vingar seus enxames.

Abraços.

Pedro Paulo Peixoto
meliponario-escola



Associados da AME-RIO e Abenautas de todos os estados, que queiram inscrever-se neste Curso pela internet, poderão fazê-lo ate o dia 20 de dezembro de 2011, diretamente no email:


5 comentários:

  1. Amigo Pedro Paulo,

    o que você diz nessa postagem,é muito importante,principalmente para os novos meliponicultores,tão carentes de boas informações...

    Com certeza esse curso terá récorde de inscritos...,eu mesmo só não faço a minha inscrição,porque vou passar umas férias lá no "meu cariri paraibano"(região de caatinga)e só retornarei à João Pessoa,em janeiro...e talvez não dê para acompanhar as aulas...,mas desejo boa sorte á todos os participantes desse curso...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    João Pessoa,PB.

    ResponderExcluir
  2. Caro Pedro Paulo, sou professor de matemática e apaixonado pelas abelhas nativas - apesar de ainda não tê-las.
    Corrija-me se eu estiver errado, mas usando a fórmula de área de círculo, diria que contar as células de cria em um disco seria:
    1 - contar a linha central;
    2 - dividir a quantidade por 2;
    3 - multiplicar o resultado anterior por ele mesmo e por 3,14;
    O resultado final daria uma aproximação para o total de células no disco.
    Abraço, Peterson.

    PS.: Seria ótimo se eu pudesse participar do curso, pena que não vai dar...

    ResponderExcluir
  3. Salvo engano, se fosse um círculo perfeito acho que envolveria o raio da circunferência ou uma P.G.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, moro no Ceará, no município de Uruoca e estou iniciando uma criação de Jandaíras, portanto, gostaria de saber, se possível, o método de como contar as células de um disco de asf de modo fácil e prático como foi ensinado para a colega acima. Agradeço grandíssimamente vossa ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - contar a linha central;
      2 - dividir a quantidade por 2;
      3 - multiplicar o resultado anterior por ele mesmo e por 3,14;
      O resultado final daria uma aproximação para o total de células no disco.

      Excluir