Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

terça-feira, 30 de novembro de 2010

RITA, O SEU ENXAME DE SCUTELLARIS, COM 8 DIAS, JÁ ESTA COM DISCO DE POSTURA

Abenautas e Associados da AME-RIO,

Fico feliz de poder dizer que todos os enxames feitos pelos nossos alunos, apresentaram discos de postura com menos de 10 dias.
Este enxame da foto foi realizado domingo passado, feito pela Rita Mello, cujas fotos já foram postadas nesse blog.
Hoje, 8 dias passados, já lá se vê um belo e pequeno disco de postura.
Tambem é notável a recuperação da caixa-mãe, até os potes de mel que foram esvasiados e encheram 2 vidros de 200 ml, ja estão novamente cheios, e o enxame mãe não foi alimentado, só lhe foi dado 2 armadilhas contra forídeos.
Dizem que o professor é sistematico, mas os resultados são excelentes e é o que mais importa.
A caixa inteligente, muitos a criticam por não a usar, nem a conhecer, mas eu mostro o quanto é prática, portanto os iniciantes tratem de aprender meliponicultura e usem a caixa, realmente, não é a caixa inpa, que mesmo que não entendendo as vezes dá certo. Já a caixa inteligente é excelente pra quem é melipolinicultor.
Vejam: nós toda hora mostramos o mel sendo retirado etc, etc, não vejo por aí tanta facilidade....

Pedro Paulo Peixoto
Presidente da AME-RIO




2 comentários:

  1. Amigo, sou um pequeno meliponicultor do interior do Rio(santo Antonio de Padua)e gostaria de saber se com oito dias já existe rainha formada ou se a postura e feita pelas operarias.

    Abrços Antonio Carlos Chicralla.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Antônio Carlos,

    Quando fazemos uma divisão, sempre levamos os discos de cria que já iniciaram a eclosão, portanto uma princesa pode nascer já no primeiro ou segundo dia, se formar sua elite e for aceita rapidamente, em menos de 5 dias já pode estar fecundada e iniciando o processo de postura.
    O disco existente já mostra 6 ou 7 células e é bem regular, acredito que seja postura de uma rainha.
    Também pode ocorrer que até o terceiro dia uma princesa de outra colméia ou mesmo da colméia mãe, entre nessa nova colônia e seja aceita, isso acelera ainda mais o processo. Ou pode ser que no processo de capturar campeiras já tenha vindo uma princesa que estava tentando formar sua elite.
    São muitas opções, mas é possível e não é rara a postura de rainha já no oitavo dia, se a divisão for feita na época certa e de maneira correta.
    Mas algumas vezes pode ocorrer a postura de campeiras mas, normalmente a postura de campeiras não forma discos bem regulares.
    Qualquer dúvida, por favor envie um e-mail para redator.amerio@gmail.com
    UGA

    ResponderExcluir