Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

domingo, 21 de novembro de 2010

RITA, DE TERESÓPOLIS ENFRENTA DIVISÃO DE SCUTELLARIS VALENDO DIPLOMA

Hoje tive o prazer de receber a  Rita,  abenauta e associada da AME-RIO, para fazer a divisão de um enorme exame de scutellaris, em caixa inteligente de 20x20x30. O novo enxame será abrigado numa caixa igual, sendo que nesta será usado a melgueira interna (amovível, vide foto), para alimentos e armadilhas. Vejam.

A Rita ficou muito conhecida no grupo ABENA, quando pediu socorro, com todas as letras e ansiedades de alguem que não quer perder sua adorada e primeira jataí. Agora ela já esta diferente, já é uma meliponicultora experiente, sabe o que faz. Habilitou-se até a concluir o curso de capacitação da AME-RIO e ter o direito de levar duas colméias da AME-RIO, pelo pojeto mandaçaia.

Foi a etapa final, quando  o associado é observado em todos os detalhes de uma divisão problemática, enxame fortissimo, potes de mel e pólem atrapalhando, abelhas invasoras atormentando, forídeos também. Enfim se conseguir fazer tudo certinho e tivermos um novo enxame com rainha fisogástrica, estará diplomada, e com aval para receber merecidamente as duas madaçaias da AME-RIO.

Não foi só sua habilidade, nem os 3 vidros de mel que colheu, nem os discos de mais de 600 células cada, nem o tamanho do ninho de 30 cm, mas uma coisa me SURPREENDEU: encontramos 4 discos de postura , DOIS EM CIMA NO TETO , VIDE FOTO, E OUTROS 2 EMBAIXO, Afastados por mais de 6 discos, na verdade  muito difícil de acreditar que possa haver  duas rainhas num mesmo enxame de scutrellaris ou  uma só rainha que consegue fazer esta maratona, ovopositar em 4 discos, 2 no teto e outros 2 embaixo, simultaneamente.

Parabéns Rita e obrigado pelas fotos,

Pedro Paulo Peixoto
Presidente da AME-RIO







Nenhum comentário:

Postar um comentário