Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Extrator Manual de Mel

Hoje, com a permissão do Pedro Paulo, eu e família fomos ao meliponário escola (sede da AME-RJ) em Guapimirim, para testar em condições reais, o funcionamento do extrator de mel manual que acabei de desenvolover.

Eu já havia feito um extrator portátil baseado em um compressor de aquário com suas válvulas revertidas. Apesar de eficiente e rápido, havia o grande inconveniente: a dependência de uma extensão elétrica disponível.
Até mesmo no meliponário escola, apesar da disponibilidade de tomadas de força, sempre deixávamos de usá-lo pois na hora da necessidade, ainda tinha que ligar extensão e esticar até onde o enxame se encontrava.
Acabou sendo um extrator de bancada.


Como eu não acho muito prático, apesar de eficiente, o extrator com pera, resolvi continuar a minha busca por uma solução para gerar um vácuo de maneira também eficiente, mas que fosse mais prática.

Assim acabei chegando a solução abaixo.


Este extrator é baseado em uma ferramenta para sangrar freios de veículos, ou fazer testes de estanqueidade em motores a combustão.

Resultou em um extrator de mel de alta eficiência de sucção. Pedro Paulo utilizou-a e acho que aprovou.


Apesar de suspeito, eu diria que é muito boa, leve, potente e prátia.


Com o manômetro pudemos constatar o quanto uma bomba tem que gerar de pressão negativa para extrair méis mais densos, como este de uruçu amarela que experimentamos. E o extrator de mel é valente, basta ter força na mão, dar umas três bombadas e esperar o mel sair.



Pedro Paulo também fez uso da bomba de pera para comparar a presença de bolhas.

Realmente esta bomba de pera continua imbatível na pureza do mel sem qualquer sinal de bolhas.

Todos juntos felizes com nossas amostras.




No final ainda fizemos uma degustação deste mel extraordinário, e de quebra ainda ganhei um pouquinho deste mel maravilhoso para trazer para casa.

Abração em todos
Medina

6 comentários:

  1. Boa Tarde!!!
    Gostaria de saber onde comprar esse extrator de mel, ou como fazer um...
    fico aguardando seu contato.

    att.

    Cristiano dos Santos Ferreira

    ferreiracs@hotmail.it

    ResponderExcluir
  2. Qual o custo desta ferramenta de sangrar freios e se ela é encontrada em autopeças??
    gostei muito da idéia, parabéns,
    airton@sulfotos.com
    Airton R/S

    ResponderExcluir
  3. Olá Povo da Ame Rio...

    Parabéns pelo blog... está ótimo, cheio de coisas interessantes... como essa bomba sugadora...
    Onde encontro este aparelho pra fazer uma?
    Parece ser eficiente... já testei a de pera... mas não agradou muito... talvez não tive sorte na compra.

    Abraços;

    Edinado/Floripa-SC
    edinaldoam@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tbém gostaria de fazer uma.... Me passe as dicas neste e-mail: flaviacabral@walla.com

    ResponderExcluir
  5. Onde posso comprar uma dessas bombas de vácuo manual? Se não for possível me dê umas dicas de como fazer. Por favor envie-me a resposta para o e-mail: petrickoliveira27@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Gente ....
    Em primeiro lugar desculpa a demora em responder a todos vocês.

    Esta bomba manual tem o mesmo princípio de funcionamento da Tampinha Mágica, ensinada aqui mesmo no Blog da AME-RIO. A sucção do mel é feita indiretamente diretamente para dentro de um vidro de armazenamento.

    Uma bomba qualquer, elétrica, de pêra ou como esta aí em cima, atua pela tampa de um vidro onde será colhido o mel, gerando vácuo dentro dele.
    Um segundo tubo, tem uma das extremidades conectada a esta mesma tampa, sendo a outra extremidade usada para coletar o mel, que depois de colhido, cai diretamente dentro do Vidro a ser armazenado.

    A bomba que eu usei foi uma MITYVAC, made in USA.
    É uma bomba de vácuo poderosa, usada principalmente para conserto de sistema de freios de carro, dentre algumas aplicações de mecânica que ela tem.
    O uso desta bomba se mostrou interessante, pois independente da densidade do mel no pote, o equipamento é capaz de sugá-lo totalmente com facilidade e sem esforço do operador.

    Inicialmente só tenho esta, com a bomba adquirida lá mesmo no USA, como protótipo, pois tentei comprar outras aqui no Brasil em um representante e o preço é um absurdo.
    No Brasil existem também cópias em metal, mas são caríssimas, e o fornecedor só vende o Kit completo de manutenção de freio.

    Mas eu e o Administrador deste Blog, Winckler, vamos tentar fazer uma importação de algumas peças dessa bomba para montar alguns exemplares desta Coletora Manual de Mel de ASF.

    Assim que conseguirmos, colocaremos a disposição de quem queira !!!!

    PS.: SE alguém conseguir unidades iguais ou similares a um preço acessível, peço o favor de avisar, pois seria de grande valia para higienizar a coleta de mel de muitos meliponicultores espalhados por esse Brasil.

    Att
    Medina
    Meu e-mail: caminhando@hotmail.com

    ResponderExcluir