Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Morre aos 97 anos o Padre Moure

É com imenso pesar que este Blog, remete à notícia publicada no Globo, de 10/09/2010, sobre a Morte do Padre Moure. Um dos mais famosos entomologistas brasileiros, foi um dos grandes mestres da meliponicultura brasileira.
 Na foto de quase meio século, junto com outros dois grandes mestres da Meliponicultura.
Seu sepultamento ocorreu em Batatais, no domingo 11/07/2010.

O Missionário Claretiano, Pe. Jesus Santiago Moure, tinha 73 anos de Ordenação Sacerdotal pela Ordem dos Claretianos. O sacerdote, que era considerado um dos mais antigos do Brasil, iniciou sua missão religiosa no ano de 1925, aos 12 anos de idade, quando entrou para o Seminário Claretiano em Curitiba. Em 1929, foi para o Seminário Maior Claretiano na cidade de Rio Claro, onde obteve formação superior em Filosofia, Ciências Naturais, Física e Matemática.
Pe. Moure graduou-se em Filosofia e Teologia pelo Seminário Claretiano em 1937. Descreveu em quase 70 anos de trabalho, mais de 400 espécies de abelhas, além da disseminação e formação de grupos de pesquisa por todo país. 
O Professor Doutor Padre Moure era um dos mais antigos e renomados pesquisadores de abelhas do Brasil e um dos mais famosos do mundo. Ele foi um dos responsáveis pela criação dos cursos de Pós-Graduação no Brasil, sendo um dos fundadores da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). 
Em 2006, Pe. Moure recebeu em solenidade realizada no Palácio do Planalto em Brasília, o diploma de Pesquisador Emérito do CNPq em reconhecimento aos serviços prestados ao desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil. A solenidade que contou com a presença do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, comemorou os 55 anos do CNPQ, instituição ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que tem como missão, promover o desenvolvimento científico e tecnológico do país e contribuir a formulação das políticas nacionais de ciência e tecnologia.
Jesus Santiago Moure, recebeu a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico em 1998



SP: Morre aos 97 anos o Padre Moure, ícone da pesquisa científica no país
Plantão | Publicada em 10/07/2010 às 16h43m
EPTV
SÃO PAULO - Morreu na manhã deste sábado o padre Jesus Santiago Moure, aos 97 anos, em Batatais, no interior de São Paulo. Cientista, ele contribuiu para a fudação do CNPq, Capes e SBPC, os principais órgãos relacionados à pesquisa no país.
O seu trabalho como cientista e sua dedicação ao desenvolvimento e expansão da ciência no Brasil sempre tiveram reconhecimento unânime, tendo recebido numerosos prêmios e homenagens, inclusive as mais elevadas condecorações concedidas pelo governo brasileiro a cientistas, de "Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico" (1995) e da "Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico" (1998). Em 2006, recebeu também o Diploma de Pesquisador Emérito como parte das comemorações dos 55 anos do CNPq.

Um comentário:

  1. Amigos...

    sem dúvidas essa é uma grande perda,para todos nós Brasileiros,que temos tanta carência de grandes cientistas...

    Mas seu trabalho,e seu exemplo de luta e determinação,e de pesquisas com as abelhas nativas,ficarão para sempre na história desse país...

    Descanse em paz,padre Moure...

    Um abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    João Pessoa,PB.

    ResponderExcluir