Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

domingo, 20 de julho de 2014

FESTA JULHINA NO MELIPONÁRIO DO ABREU

 A reunião realizada mensalmente pela AME-RIO, este mês foi realizada no meliponário do Abreu, em Guapimirim. Foi uma reunião com comes e bebes inspirado em festa jununa.
Como sempre Abreu e sua esposa Neuza, sempre muito simpáticos, nos receberam de braços abertos.

Muitos associados e amigos compareceram no encontro, que como foi realizado no inverno, teve como tema métodos de reforço alimentar para nossas pequenas abelhas.

Como são muitas fotos ... vou ser breve e só pontuar algumas partes .....

Winclker iniciou a reunião relembrado Mario Tessari que lançou novo volume de seu livro, depois passou alguns vídeos como manter aquecida uma caixa no inverno rigoroso. 
 
Vou dar uma parada na sequência da reunião para mostrar o meliponário do Abreu que todos os presentes tiveram oportunidade de visitar, fotografar e admirar. Potes cheios de mel e ensinamentos de como suplementar a alimentação das abelhinhas. 
Muitas abelhinhas loiras !!! Uruçus ...
Por onde se olha vemos muitas caixas de mandaçaia e uruçus!!
Perto da garagem ,,,, abelhas ...
 
A florada de astrapeia já havia terminado, mas o campo estava cheio de ipomeias, apesar do inverno!!!
Voltando a reunião .... depois da apresentação dos vídeos, para provar aquele conhecido bordão de "quem sabe faz ao vivo", Winckler iniciou uma demonstração de como ele faz o xarope de reforço que ele serve as suas abelhas ... carinhosamente apelidade de chá das cinco !!!
 
Todos observavam !!!
Primeiro Winckler mostrou as ervas que ele costuma utilizar. 
 
Misturou um quilo de açúcar cristal com meio quilo de água e meio quilo de chá, antecipadamente preparado.
A aparência ficou ótima, e o aroma !!!
Por fim ele batizou o chá das cinco com uma dose de aminomix ... Ele ensinou assim : "uma medida de aminomix, com sete medidas de açúcar em um pote ... mistura bem ....e tira-se dessa nova mistura uma medida para cada meio litro de xarope ...." 
 Engarrafou ... e vualá !! O Fritz, desconfiado, veio perto para confirmar ..
 
 Júlia quis comprovar e tomou um pouco !!! E aí Júlia, nos conte o que achou do sabor !!!
 Depois foi a vez do Ivan também fazer ao vivo !!! A apresentação dele foi uma aula de como preparar uma versão dos famosos bombons do Mestre Cappas. Isso mesmo, para quem não sabe as nossas abelhas nativas são tratadas com bombons no inverno !!!
 Ivan usou pólen moído e aproveitou o "chá das cinco" do Winckler para dar liga ao recheio dos bombons.
 Na falta do pólen ... existe no mercado melipônico a mistura desenvolvida pelo amigo Marcos Torres.
 Além de fotógrafo, Ivan tem se mostrado um excelente doceiro ... olhem como ficou o recheio do bombom !!!
O associado Bart veio conferir a qualidade, e nosso Zé das Artes só observava em que aquilo ia terminar !!!
A fase seguinte foi enrolar os recheios !!! Luis Carlos veio ver de perto ... mas resistiu a pegar um pedacinho.
 Recheios enrolados ... espeta-se em palitos ...
 
Depois cera derretida por perto, e ...
 Só mergulhar !!!
 Nosso presidente, e atual diretor de meliponicultura da CBA, resolveu ajudar ...


 Todos observavam atentamente !!!
 A seguir dois enxames de mandaçaias que foram rifadas ... as duas instaladas em caixas de isopor e o interior forrado com cimento e vermiculita, elaboradas pelo meliponicultor Abreu.
Sorteio inspecionado por Júlia, Altino, Winckler ...
 
Todos olhando e torcendo ...
 Primeiro ganhador ...
 Segundo ganhador ... Ivan. Foi marmelada!!!
Olha a felicidade dele ao se auto sortear !!!
 
E recebendo seu prêmio do Abreu ...
 O terceiro sorteio, foi uma caixa de alimentação externa ... o ganhador foi o Altino ...
 Entre os sorteios, Bart apresentou aos associados um projeto piloto que ele está dirigindo. A Dra. Mônica Barth vai realizar uma pesquisa em quatro parques onde a AME-RIO tem abelhas ... Durante um ano vamos coletar pólen de caixas em quatro parques ... e verificar pela análise do pólen o que as abelhas vem forrageando durante um ano ....
Daremos notícias ... e antes do fim do ano teremos uma palestra da própria dra. Mônica Barth no Parque da Catacumba. Já estão todos convidados.
 Winckler também noticiou sobre a nova parceria que a AME-RIO está costurando com a COMLURB. Vamos tentar salvar, e dar destino, aos enxames localizados pela Comlurb em árvores que tem que ser cortadas. Vamos levá-las para os parques.
Ainda tivemos a presença de Celso Fernandes, ligado a Escola Estadual Agrícola de Magé, que veio nos convidar para uma parceria. Quem sabe a AME-RIO não ajude a divulgar sobre as técnicas de manejo com as abelhas sem ferrão aos alunos da escola Estadual Agrícola Almirante Amaral Peixoto !!!
  Infelizmente nem o Ivan,Mayara, Winckler ou eu tiramos fotos dos comes e bebes do Pit Stop de meio dia. Canjica, Caldo de Ervilha, Cachorro quente, Pé de moleque, Amendoim cozido, Quejadinhas, paçocas, Bolo de milho, Tapioca ... dá para entender o porquê de ninguém se lembrar de tirar fotos da mesa !!!   


Para finalizar a foto com todos juntos ... ou quase todos, pois alguns saíram um pouco antes da foto Oficial.



E assim foi nosso encontro de Julho
Medina

6 comentários:

  1. Gostaria muito de morar no Rio não apenas pela maravilha da cidade, mas principalmente porque sou fã do Gesimar, do José Halley e da Júlia. Parabéns AME Rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aqui no Rio, somos teus fãs, estamos sempre acompanhando suas postagem e também suas abelhas.

      Obrigado pelo carinho, quando vieres ao Rio, não deixe de entrar em contato conosco.

      Um abraço,

      Excluir
  2. Gostaria de agradecer este grupo nota dez e ao Abreu, nosso Anfitrião por ter proporcionado um sábado tão agradável. Foi mais uma grande oportunidade de ganhar conhecimento e estreitar amizades com pessoas com tanta afinidade. O Grupo AME-Rio é marcado pelo respeito pela natureza, pela paixão de criar de abelhas e também pelo bom humor, pois demos boas risadas. Gostaria de agradecer também a Jovem Mayara que escolheu o meu número no sorteio no qual ganhei uma colméia de mandaçaia.
    Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o respeito a natureza, a paixão pela criação de nossas abelhas e o bom humor, mas temos que criar uma Comissão de Investigação, para verificar irregularidades nesse sorteio, ou ao menos eu achava que era sorteio. Se o ganhador vem a público confessar que seu número foi "escolhido", no mínimo é preciso anular o sorteio e fazer outro, com a presença de uma fiscalização isenta.

      Agora começo a entender, o por quê de nunca ganhar nos sorteios da AME-RIO.

      Vou levar isso à próxima reunião de diretoria. É necessária uma investigação séria, para encontrar e punir os responsáveis.

      Mas se a comissão investigatória chegar a conclusão que não houve escolha, mas foi um sorteio regular e correto, ainda assim é preciso anular o sorteio, não se pode premiar alguém que de alguma forma ponha em cheque a honestidade dos organizadores, ele vai ter sorte se não for processado por difamação e falso testemunho.

      Excluir
    2. E ainda tem o Carlos Ivan, que se auto-sorteou... prefiro nem comentar muito... afinal o cara é Diretor Secretário e eu sou só vice, e neste país vice não apita...

      Mas se isso chegar até ao JB, sei não, acho que pode ter mais gente fechando o punho e levantando o braço.

      Excluir