Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

domingo, 20 de julho de 2014

Como nascem os machos de abelhas sem ferrão?

Bom dia Amigos das Abelhas,

Já faz um longo, longo tempo que não faço uma postagem nesse site, que ajudei a criar, peço desculpas a todos, vou tentar voltar a ativa, trazendo um pouco de informação sobre as abelhas sem ferrão e o seu manejo e características.

Hoje eu acompanhei no Facebook, uma conversa que achei muito interessante e resolvi dividir com vocês, vou reproduzi-la integralmente aqui, já que nos mostra como ocorre o nascimento dos machos nas trigonas, mas o mesmo também acontece nas meliponas.

Essa conversa ocorreu no grupo ABENA - Abelhas Nativas, e convido todos que gostam de abelhas sem ferrão a se juntarem a nós nesse grupo, lá, com certeza, vocês vão ter muita informação. Mas chega de conversa e vamos à conversa:


Amigos, o nascimento de machos nas trigonas, scaptotrigonas e afins são por meio de realeira? Ou células normais?
  • Você e Elias Cury curtiram isso.
  • Klécio Souza E Silva Ocorrem através de células normais
    19 h · Descurtir · 2

  • Reryson Colares Valeu, mano!!!
    19 h · Curtir

  • Jorge Diogo Realeiras, como o nome diz, geram futuras rainhas!!
    17 h · Descurtir · 3

  • Reryson Colares Ok, mas essa postura, que gera um macho, é feita pela rainha também ou por uma obreira real ???
    14 h · Descurtir · 1

  • Gesimar Célio Dos Santos A rainha faz, se a obreira faz, outros vão responder.
    14 h · Curtir

  • Reryson Colares Entendo, caso uma obreira tente a postura seria morta ou repreendida, certo?
    14 h · Curtir

  • Gesimar Célio Dos Santos Eu acho que não é assim que a banda toca, o Pedro Cappas Insectozoo é que sabe dizer.
    14 h · Curtir · 1

  • Cappas Insectozoo Vou então explicar. Nas vespas, nas formigas e nas abelhas ( excepto Apis mellifera ) os machos são, quase sempre, filhos de obreiras da elite ou seja das obreiras rainhas . O amigo vai ver que dentro de algumas células de obreira existem 2 ovos férteis, um é colocado pela rainha e o outro por uma obreira rainha ( ovo não fecundado ), esta obreira rainha pode opercular a célula onde acabou de desovar.
    O ovo da obreira eclode primeiro e a larva masculina devora a sua irmã, que pode estar em larva ou ainda em ovo. Assim nascem os machos. Noutras alturas a rainha desova numas das células de cria e deixa algumas para as obreiras rainhas da elite desovarem. Nesse caso nessas células temos só um ovo que é o da obreira rainha, que sempre gera um macho.
    4 h · Descurtir · 1

  • Cappas Insectozoo O que relato aqui é válido para Plebeias ... e muitas outras abelhas . Eu não gosto de dizer realeira, mas sim Células Gigantes ( de Rainha ) pois destas células podem nascer uma rainha normal, um macho gigante ou uma obreira gigante, como o da foto abaixo:
    4 h · Descurtir · 1

  • Foto de Cappas Insectozoo.

  • Cappas Insectozoo Nas Trigonini ( todas as Trigonas ) os machos nascem como em Meliponini ( Meliponas ) de células normais. O ovo é que precisa fértil e não fecundado.
    Os machos diploides são os únicos que nascem de ovos fecundados, mas isso é raro nos insectos sociais ).
    4 h · Descurtir · 1

  • Cappas Insectozoo Agora vou mostrar a foto de uma rainha virgem, veja como a volume é igual ao do macho gigante da foto anterior:
    4 h · Descurtir · 1

  • Reryson Colares Entendi Cappas Insectozoo, então essas obreiras da elite são uma faca de dois gumes... Porque são necessárias para a produção de machos, para ajudar a rainha, etc... mas, em contrapartida, podem se tornar inimigas da rainha ou princesa e castrá-las, certo?
    3 h · Curtir

  • Cappas Insectozoo Certo . É isso mesmo. O meliponicultor tem é de dar sempre força para a rainha mãe e desfavorecer as obreiras rainhas das elites.
    26 min · Descurtir · 1

  • Cappas Insectozoo Na Natureza as abelhas resolvem os problemas delas ... mas com a Ecologia equilibrada.
    24 min · Descurtir · 1


É preciso acrescentar algo? Claro que não, o conhecimento sobre abelhas está aí a disposição de quem quiser aprender e de quem quiser ensinar.
Esse grupo é assim tem muita conversa informativa e pouco papo furado.

Entre no grupo ABENA - Abelhas Nativas  a associação é 0800 e a informação é muita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário