Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ENCONTRO de SETEMBRO na FLORESTA da TIJUCA





Nossa reunião mensal este mês foi no Centro de Visitantes do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, que nos cedeu um auditório confortável para a ocasião. Agradecemos à diretoria do parque por podemos desfrutar deste espaço acolhedor ao lado do meliponário. 


A reunião iniciou com os recados da presidência e da diretoria. O Andreas e o Carlos Ivan dentre outros assuntos tratados, informaram sobre a participação da AME-RIO na Primeira Conferência Estadual sobre Abelhas nos dias 19 a 22 de setembro de 2012, onde a AME-RIO terá um stand e fará uma palestra.


A AME-RIO junto com outras associações fretaram transporte para que os associados possam comparecer.  




Em seguida, este indivíduo aí em baixo na foto, tentou mostrar em uma apresentação os princípios básicos para a multiplicação de caixas de meliponas. Os neófitos em meliponicultura se mostraram bastante interessados pelo que estava sendo exposto.   


A apresentação foi baseada em fotos sequenciais cedidas pelo Carlos Ivan, de uma de suas multiplicações. 
Como o assunto é cheio de particularidades e variações, a galera me ajudou bastante lembrando ou destacando detalhes das suas experiências pessoais. 


Espero não ter assustado ou entediado os novos com esta aula teórica !!!



Para animar um pouco o finalzinho de tanta teoria com anéis nascente para cá, disco mater para lá, disco nascente para acolá ... lamela, invólucro, contagem de discos etc etc , apresentei uma maquete de uma caixa de melipona. 
Este projeto eu desenvolvi baseado na idéia do Winckler de fazer uma maquete de discos. Nós estávamos no meliponário do Carlinhos quando ele me chamou e sugeriu que bolássemos uma maquete para que as pessoas novatas pudessem mexer à vontade em discos e na caixa aberta sem pôr em perigos as abelhas.
Conversa vai, conversa vem, e terminou nesta maque aí em baixo na foto.
Faltou colocar as lamelas, que serão colocadas para outra apresentação. Como é construída, também ensino em outra postagem.




Voltando ao assunto  .....
A apresentação virou uma aula quase prática !!! Todos os novatos em meliponicultura puderam ver de perto e mexer sem perigo para as abelhas ....
Viram o anel nascente, disco mater, e também todos os apetrechos necessários : 
Caixa de espera, vinagre de maçã, armadilha de forídio, bomba coletora de mel, placas de cera e princípios de higiene, etc ....






Na mesa ainda tínhamos uma caixa de isopor com vermiculita, desenvolvida pelo amigo e associado Abreu (Meliponário Abreu) que entrou na brincadeira da aula semi-prática para receber a divisão de maquete.

O vidros de méis que aparecem abaixo não fizeram parte da aula semi-prática, mas de uma degustação que foi oferecida aos participantes depois do piquenique. 


Depois de tanto fala fala chegou a hora boa ... o piquenique. Cada uma levou um pouquinho e logo, logo tínhamos um banquete !!!! Suco de abacaxi com gengibre, bolo de mel, pastinhas, queijos, pães, sanduiches, croissants,etc etc etc ....
Infelizmente ainda não aderimos ao lema do Matheus (da floresta) de cada um levar seu copo, e evitar os descartáveis !!! Matheus ... não fica aborrecido, vamos chegar lá !!!
Sobre este momento só temos uma foto, o fotógrafo não quis perder a vez na mesa !!!!




Depois do pequinique, como já estávamos ao ar livre, fomos fazer uma inspeção no meliponário. Na verdade a programação era para fazer uma multiplicação, mas como um enxame provavelmente de Trigona fulviventris aff. recém salvo pela equipe do parque de uma tragédia em uma das churrasqueiras estava muito agitado perto das caixas de mandaçais.

 

Resolvemos por bem deixar esta multiplicação para mais tarde. Uma caixa de isopor com vermiculita, do Abreu que vai ser testada no rigoroso frio da floresta, foi deixada com a administração do parque para o momento certo da multiplicação.
Talvez daqui uns 15 dias, quando as trigonas sossegarem e forem mudadas para um local mais seguro.



Quanto as mandaçaias ... fazendo limpeza da casa. Lavando enxugando e colocando a água para fora !!!


Mesmo assim abrimos uma das caixas de mandaçais para uma inspeção de final de inverno.


Caixa cheia de potes, bom sinal !!!


Nessa hora todos se aconchegaram para observar de perto como é feita uma inspeção.




Coleta-se o mel dos potes que estão na frete, e com dois dedos abre-se uma janela no invólucro, tomando cuidado para manter os pedaços da lamela perfeitas para a remontagem no final da inspeção.


Pode-se perceber a pequena produção de batume, sinal que a caixa de vermiculita do Ivan aguentou bem o inverno de picos de 5°C que foi registrado naquele recanto.


De volta ao auditório, o Ivan nos propiciou uma degustação com mel de mandaçaia desumidificado do "Rei da Mandaçaia", um recem coletado mel de uruçu de seu próprio meliponário, e da Floresta da Tijuca, um pouco de mel de mandaçaia orgânico !!!! Este não estava tão excelente, pois como foi coletado de potes maduros e abertos, para o acesso da inspeção, não estava tão 10, mas mesmo assim já promete !!! 
Galera do Parque ... vocês estão de parabéns de propiciar aos cariocas, no meio de uma grande cidade, a benção de um fragmento florestal de tamanha beleza e qualidade !!! 









Logo a seguir o nosso associado Fritz nos deu a palavra com sua experiência.
Ele tentando ajudar suas abelhas oferecia cerca de 150ml de xarope durante este inverno, quando desconfiou que as mesmas estavam consumindo o xarope muito rapidamente, e não faziam potes novos.
Macaco velho ficou observando .... e reparou que era só colocar a alimentação interna, que as abelhas começavam a voar para fora da caixa e retornavam rapidamente .... não fez por menos ,,,, colocou folhas de jornal na zona de vôo delas e logo costatou que na verdade as danadas estavam levando para fora todo xarope e jogando fora !!!! Qual seria o motivo ???

De quebra ainda nos mostrou como exterminar com o excesso de umidade dentro de de caixas onde o grau de umedade é muito grande, como em Friburgo. Está experimentando Cloreto de Cálcio como desumidificador. Disse que no icício as abelhas começaram a tampar o pote, mas depois que sentiram o seu benefício deixaram aberto.
Valeu Fritz !!   


 Depois a Júlia nos deu uma palestra sobre plantas ... Falou dos poderes do alecrim do campo, alecrim Vassoura, também sobre a descoberta de pés de copaíba dentro do parque, e sobre diversas outras plantas ... e até sobre poderes fabulosos dessas plantas !!! 


Assa Peixe com sementes que parecem flores !!!


COPAÍBA



Também houve distribuíção de mudas de limão rosa (galego) e de pés de tamarindo !!



Seguindo a palestra da Júlia, tivemos a apresentação do associado Gesimar. Ele nos falou sobre o encontro dele e do Wickler no Parque da Água Branca em SP. O próprio Winckler dará maiores detalhes deste encontro. 


Agradecemos ao Gesimar e ao Winckler por representar os meliponicultores em importante evento perante o pessoal do Ibama e que abram nossos caminhos na câmara setorial !!!




Não pude presenciar o final da reunião, mas sei que houve distribuição de iscas PET e acho que houve um sorteio de camisas !
Acho que foi uma reunião bem proveitosa .... pelo menos foi uma tarde agradável junto a amigos com direito a um piquenique fabuloso, e muita natureza exuberante !!!



Não percam o próximo encontro da AME-RIO !!! 
Será no terceiro sábado de outubro !!!

MEDINA


2 comentários:

  1. Nossa... uma pena não poder ter participado do 2º tempo das apresentações (nem da degustação do mel, kkk), contudo, fiquei muito impressionado com a sua apresentação Medina (principalmente com a maquete)! Para nós, neófitos, foi muito esclarecedor!!!
    Eu e minha esposa estaremos com certeza na próxima reunião!!!
    Franklim

    ResponderExcluir
  2. Com certeza teremos muitas reuniões ainda pela frente para passar o que sabemos e aprender um pouco da experiência que nos trazem. Foi um prazer contar com sua presença e seu estímulo. Vou tentar divulgar o dia de pelo menos uma das multiplicações dos enxames da Floresta da Tijuca para quem quiser acompanhar de perto e ao vivo !!!
    Medina

    ResponderExcluir