Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Reunião da AME-RIO vai ser no dia 21/07/2012

Amigos da AME-RIO,

Acho que todos já sabem, mas não custa relembrar. Nossa próxima reunião, como já informado via e-mail, para os associados, vai ser no dia 21/07/2012, às 9:00 hs, se estendendo até as 13:00hs.

Mais uma vez voltamos à Escola Wencesláo Bello, na Penha.

Tem uma entrada pela Av. Brasil, nº 9727. Seguindo a Av. Brasil, em direção ao Centro, vindo dos bairros mais distantes, quando avistar a placa indicando a entrada para Petrópolis ou Belo Horizonte, pegue a pista lateral. Não saia da Av. Brasil, apenas fique na pista lateral, pois depois não tem outra saída da pista central para a lateral.

Assim que passar a estação da CEDAE, tem um muro grande, da faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco, o portão de entrada fica no final desse muro. A Escola Wencesláo Bello, fica no mesmo terreno da faculdade, ao entrar siga em frente e depois a direita, passando o primeiro prédio, entre a esquerda e você estará no estacionamento da Wencesláo Bello.

Quem vier do centro, precisa fazer o retorno no viaduto da Penha, depois é só seguir as instruções acima. Ao fazer o retorno, já fique na pista lateral, não pegue a pista central ou você não terá como voltar.

A pauta definida para a nossa reunião é a seguinte:

    1. Recados da Administração e Secretaria da AME-RIO;
    2. Situação das parcerias atuais - meliponários já instalados;
    3.  Mosaico Carioca, Fiocruz, Grupo Icos - novas parcerias;
    4.  Apresentação da apostila da AME-RIO - Medina e Júlia;
    5.  Iscas Pet, como fazer e quando distribuir - tempo para transferência;
    6.  Palestra Júlia Galheigo - Planta tóxica - ARARIBÁ (Centrolobium tomentosum Benth);
    7.  Sorteio e distribuição de mudas de Fruto do Sabiá ou Marianeira (Acnistus arborescens);
    8.  Sorteio e distribuição de própolis de jataí para confecção de  iscas Pet.










Aguardamos vocês,

UGA

José Halley Winckler
Rio de Janeiro

6 comentários:

  1. Olá,eu deixei uma árvore destas crescer perto do meu meliponario,vejo que todas as espécies de mirins,as jataí e as apis vão muito nas flores desta planta,mas gostaria de saber se as mandaçaias e outras meliponas também gostam destas flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neiton,

      Qual árvore que você se refere? A marianeira ou o Araribá? O Araribá é procurado por abelhas grandes e também por trigonas, dizem que ele é mais tóxico para as meliponas do que para as trigonas, mesmo assim essas ficam bem letargicas ao coletar resina do Araribá.
      Já em meu meliponário, a marianeira é procurada pelas mandaçaias e pelas uruçus amarelas, que crio, mas realmente a grande visitação é de apis e de pequenas trigonas.

      Excluir
  2. eu estava me referindo a futa do sabiá,esta marianeira.Tenho tujubas,guaraipos,manduris,mandaçaias,tubunas,jataí,mirins droryanas,nigricepses,preguiças,guaçus negras e mandaguaris negras,mas só as jataí e todas as espécies de mirins vão nelas,já as outras eu nunca vi,nunca vi melíponas nelasmas a planta ainda é muito nova,não chegou a ter floradas muito grandes,mas floresce até darem as primeiras geadas.Pena que esta planta esteje quase extinta da qui,outra coisa,a que eu tenho tem mais de 4 metro de altura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, no meu meliponário eu crio mandaçaias e uruçus amarelas e já as vi visitando flores de marianeira, tenho também uma guaraipo, mas essa eu não vi, na verdade eu nunca vi uma guaraipo em flor nenhuma, mas elas trazem pólen e néctar de algum lugar deve ser da mata próxima.

      Excluir
  3. Olá Jose,outra coisa que quero saber,é se as folhas desta planta podem ser usadas como chá,ou se elas é tóxica.
    Att Neiton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na internet encontramos alguns sites que falam que já existem estudos sobre propriedades anti-cancerígenas dessa planta, mas não encontrei nada falasse sobre a forma de ingestão da planta (também não procurei muito), sugiro que faça uma pesquisa mais extensa, usando o nome científico dessa planta (Acnistus arborescens).

      Excluir