Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Evento do CEA Marapendi, 14 de julho de 2012


Amigos da AME-RIO

O Parque Natural Municipal de Marapendi, PNM de Marapendi, possui um Centro de Referência em Educação Ambiental local, o CEA Marapendi, que é referência em Educação Ambiental no âmbito da cidade do Rio de Janeiro. Criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em março de 2002, como um espaço para a prática de inúmeras atividades sócio-ambientais e troca de experiências e conhecimento, o CEA Marapendi estimula a participação da população para a melhoria da qualidade ambiental.

Sede do PNM de Marapendi

Como todos vocês já sabem, a AME-RIO iniciou uma parceria com alguns parques da cidade do Rio de Janeiro, com foco exatamente na educação ambiental e dentro dessa parceria, já instalamos colônias de abelhas sem ferrão em alguns parques, entre eles o PNM de Marapendi.

O CEA Marapendi tinha convidado o meliponicultor Christiano Figueira, que também é nosso associado, para proferir uma palestra sobre Abelhas sem Ferrão, no dia 14 deste mês. O Christiano nos convidou para ajudá-lo nesse evento e levar mais informações ao público presente.

A programação do evento vai ser a seguinte:

AS ABELHAS SEM FERRÃO

Palestra 1: ‘’ABELHAS SEM FERRÃO DA MATA ATLÂNTICA’’, com o meliponicultor CRISTIANO FIGUEIRA – mantenedor da fauna silvestre 

Palestra 2: ‘’A POLINIZAÇÃO e a importância das ABELHAS SEM FERRÃO ’’, com o meliponicultor LUIZ ALBERTO MEDINA – instrutor de meliponicultura da AME-RIO - ASSOCIAÇÃO DE MELIPONICULTORES DO RIO DE JANEIRO.

Oficina: ‘’Confecção de ninhos iscas para captura de ABELHAS SEM FERRÃO’’, coordenação do meliponicultor JOSÉ HALLEY WINCKLER – criador conservacionista de fauna silvestre nativa - associado da AME-RIO.

Material necessário para a confecção dos ninhos iscas :

Garrafas PET 2 litros ou mais, limpas...., jornais 8 folhas por garrafa, plástico preto para envolver totalmente a garrafa, fita gomada, própolis de jataí ou semelhante. No dia será fornecido propólis suficiente para que cada participante prepare cerca de três iscas, quem quiser preparar suas próprias iscas, deve levar o restante do material.... 
Outras Atividades:

·        Exposição de abelhas sem ferrão em caixas racionais. 

·        Observação das colônias de abelhas sem ferrão (mandaçaias) já instaladas no PNM de Marapendi.

·        Observação de ninhos naturais de abelhas sem ferrão existentes no parque (Jataís, Iraís, Mirins)

·        Passeio na área do parque e observação da fauna e flora – Além de pássaros diversos e micos, é possível observar jacarés em seu ambiente natural.

Dia: 14/07 (sábado) – 9h às 12h  
Local: Centro de Educação Ambiental de Marapendi
Endereço: Av. Alfredo Baltazar da Silveira, s/n –
Parque Natural Municipal de Marapendi  
Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro - RJ

Christiano Figueira ministrando uma palestra no PARNATIJUCA

Luiz Alberto Medina proferindo palestra sobre Polinização.

Gesimar mostra uma isca PET para um grupo de expectadores.
Manejo de Ninhos Iscas PETs, em evento no PE da Pedra Branca

Celso Junius do Mosaico e algumas  das caixas de abelhas sem ferrão que serão expostas.
Evento na sede administrativa da Prefeitura.


Dário, Christiano, Winckler, Antonelli ,Maíra e
a primeira colônia de mandaçaias instalada no PNM de Marapendi.



Caixas com mandaçaias no PNM de Marapendi


A diretoria da AME-RIO, junto com o CEA Marapendi, convida nossos associados e amigos a prestigiarem esse evento, com certeza vai ser uma manhã bastante interessante.

UGA

José Halley Winckler
Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário