Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

terça-feira, 8 de maio de 2012

Primeira manutenção na Floresta da Tijuca

Venho compartilhar nossa primeira manutenção no meliponário instalado em parceria com a Floresta da Tijuca.
Tentei fazer esta vistoria na primeira semana após a instalação do meliponário, no entanto a chuva intensa não permitiu. Eu e Matheus então marcamos para o sábado seguinte, dia 05/05/12.

O Matheus já havia me avisado que começou a montar um ambiente mais aconchegante para as nossas abelhinhas, mas não imaginava quanto capricho o nosso parceiro empenhou nesta tarefa. Quero de antemão agradecer o apoio e carinho que o Matheus e todos os outros funcionários da Parque da Tijuca estão dedicando as nossas amigas. 
Logo no estacionamento quando chegamos, já nos passaram informações sobre elas. O que demonstra que todos no parque estão acolhendo o projeto com interesse. 
A AME-RIO agradece a todos vocês, que a cada ida ou vinda, passando pelo meliponário, aproveitam e dão uma olhada, vigiam, enfim cuidam com carinho.

Na imagem abaixo vocês podem ver como ficou a reforma que o Matheus providenciou: fez um cercado, e uma passagem com britas. E ele disse que ainda vem mais. Nessa reforma eu que estou em dívida, pois prometi dois banners, mas infelizmente ainda não tive tempo de providenciar. Mas vai sair em breve, só tenho que domar o Corel !!!


Coisa bonita de se ver !!! Dá vontade de sentar e ficar admirando as pequenas trabalhando !!!


As caixas estão todas identificadas:


 E também receberam a identificação de divulgação das Abelhas Sem Ferrão que eu tenho usado, e o endereço da AME-RIO. A arte desta abelhinha foi um trabalho em conjunto do Hepp, Carlos e eu.


Logo que chegamos fomos surpreendidos por uma guardiã do pedaço em sua ronda matinal, a amiga cotia. 
Assim como as abelhas também introduzida pela administração do Parque da Tijuca com objetivo nobre de recuperar a fauna e flora. 


Nossa amiga nos olhou, e bateu em retirada. 


Esta guardiã amiga não é boba não, ela sabe que onde existem abelham sem ferrão , há polinização eficaz. E se há polinização eficaz, em algum momento vai haver fartura de frutas ou sementes caidas pelo chão !!!!

Por insistência do Matheus começamos a inspeção pela Jataí do Chão, que foi salva pessoalmente por ele de um fim trágico. Bem, agora o enxame está seguro em uma caixa, e verificamos o desenvolvimento dele.


Curiosamente o ninho desta abelha é preso pelo seu topo à tampa da caixa. Conforme depoimento do Matheus, o ninho está bem vigoroso em relação de quando foi acondicionado na caixa.


A primeira caixa de Mandaçaia a ser vistoriada, foi a que apresentava maior movimentação externa de campeiras. Sua entrada característica estava bem formada com a terra disponibilizada pela região, que é bem úmida.
Por dentro o enxame estava bem propolizado, mas com poucos potes aparentes.


A caixa de espera não deixa dúvida quanto a quantidade de campeiras voltando carregadas de pólen.


Aqui uma foto mais próxima de um grupinho em fofoca !!! Devem estar pensando o que aconteceu com a caixa. 



A segunda caixa também forte, mas não tão forte quanto a anterior. Já apresenta uma quantidade maior de potes de mel do que a anterior. Tal qual aparece na imagem abaixo, todas as caixas de mandaçaia receberam um alimentador interno que foi cheio com uma solução de água e mel orgânico de apis do Capão lá de Diamantina. Coisa do Matheus.
As nossas meninas estão sendo bem tratadas !!!!


 Pode ser verificado que na caixa de espera desta vistoria chegavam campeiras cheias de pólen também.

 

 A última caixa de Mandaçaias foi a que apresentou um quadro que requer mais atenção. Era um ninho menor e não apresentava muita movimentação externa. A caixa de espera nem contabilizou entrada de campeiras durante o procedimento de inspeção.


 A caixa de Iraí está um cheiro só !!! Bonito enxame com entrada crescendo !!! Tanto esta como a jataí do chão também foram ofertadas com alimento interno.
 

O Meliponário da Floresta da Tijuca também foi visitado neste fim de semana passado por nosso diretor Carlos Ivan, e ele como bom fotógrafo registrou uma série de imagens muito interessantes. 
Devido ao alto grau de umidade na Floresta da Tijuca, as abelhinas têm trabalhado duro no sentido de desumidificar o interior da caixa. 
Olhem que extraordinário trabalho que elas fazem !!! Cada abelha chega a ejetar três gotas de água por vez. E não são gotas pequenas !!!  
 



 


E para evitar o excesso de umidade interna, colocamos barro em todas as frestas !!!


E aqui fica um panorama de como a parceria AME-RIO e PARNATIJUCA está indo de bem, com ganho principalmente para o meio ambiente !!! 
O próximo passo é o curso de capacitação que já está sendo organizado para os funcionários do parque. A turma está sendo montada pelo Caco. 
E já estou delineando outras novidades para serem implementadas lá no Parque da Tijuca, aguardem !!!  

Abração
Medina








  

3 comentários:

  1. Parabéns, fiquei babando!!! Muito lindo, muito perfeito.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns rapaziada!!!Trabalho bonito,funcional e envolvente.Coisa de quem sabe e ama o que faz.

    ResponderExcluir
  3. Amigos da AME-Rio,

    parabéns pelo trabalho de preservação ambiental,que vocês fazem na defesa das abelhas nativas e da natureza,de forma geral,afinal,meliponicultor é sempre amigo e protetor do meio ambiente.

    Linda postagem!!

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir