Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Natureza Doce

Amigos da AME-RIO e Internautas.

Ontem, 25/02/2012, mais uma vez a AME-RIO realizou o seu encontro mensal, desta vez o local escolhido foi o Parque Estadual da Pedra Branca.


Desde o ano passado a AME-RIO e o Parque Estadual da Pedra Branca vem trabalhando em  parceria para a divulgação de nossas abelhas nativas sem ferrão. Com o apoio do Alexandre, diretor do parque, dos biólogos Vanessa Teixeira, Leonardo Furtado e Eloina Mesquita e além do Christiano Figueira, nosso amigo  de mais tempe, entusiasmado divulgador de abelhas sem ferrão e responsável pela execução dos projetos de meliponicultura desse parque.

Logo cedo a Mayara, a mais jovem meliponicultora da AME-RIO, aproveitava o tempo para fotografar algumas caixas de abelhas Iraís (Nannotrigona testaceicornis) em exposição perto da sede.


Antes do inicio dos trabalhos nossos associados e amigos aproveitaram o lanche que foi servido para o pessoal que chegou mais cedo.




Abaixo nossos associados Medina e Gesimar, conversando com o Matheus, ambientalista do Parque Nacional da Floresta da Tijuca.


O Matheus pretende implantar na Floresta da Tijuca um projeto semelhante ao projeto do Parque da Pedra Branca e já conta com o apoio da AME-RIO. A AME-RIO já ofereceu, por empréstimo, duas colônias de mandaçaias, em caixas de concreto de vermiculita, que serão a base do meliponário escola do parque. Também nos propomos a apoiar o Mateus e o PARNATIJUCA, essa é a sigla do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, no manejo e multiplicação de abelhas, na construção de caixas de vermiculita e no preparo e distribuição de iscas PET, para a formação de um meliponário de divulgação.

A primeira atividade do nosso evento foi uma caminhada pelas trilhas do Parque da Pedra Branca, para conhecer o parque e observar abelhas e outros animais, em seu ambiente natural. Para isso o Leonardo Furtado reuniu o pessoal e explicou como as pessoas deveriam se comportar durante a caminhada, para que ela fosse totalmente segura e sem qualquer ofensa a natureza.



A primeira atração da caminhada foram os tanques de captação de água da Cedae, que colhem as águas dos riachos da Floresta e que irão atender parte da população de Jacarepaguá.


Depois, já entrando na mata, encontramos uma área de agregação com inúmeras tocas de abelhas solitárias, um verdadeiro condomínio. As abelhas, provavelmente do genero bombus são grandes, cerca de 2,5 cm, do tamanho das grandes mamangavas.


Infelizmente elas são rápidas demais para o operador de câmera, aqui. Cada vez que eu tentava focalizar uma, ela já não estava mais lá.

Uma parada num dos pontos de captação de água e uma aula sobre a proteção das matas e consequentemente das águas.



Depois disso adentramos mais na mata, para ir conhecer a figueira que deu nome ao Pau da Fome.


Encontramos um pé de cambucá.


E a entrada de uma guaraipo (Melipona bicolor bicolor)


E uma mandaguari amarela (Scaptotrigona xanthotricha)


Na volta uma preguiça foi avistada.


E um sapinho mimetizado em uma pedra úmida.


Bem, isto foi só o ínicio das atividades, na verdade tudo isso aconteceu antes do início oficial da reunião. Mas o que aconteceu na reunião vai ficar para uma outra postagem. Esta já está muito longa. Aguardem. Hoje vimos a Natureza, o doce fica para amanhã.

UGA,

José Halley Winckler

Continuação: http://www.ame-rio.org/2012/02/natureza-doce-parte-ii-o-projeto.html

4 comentários:

  1. Excelente Winckler,
    Essa foto do sapinho, então!!!
    Foi um dia magnifico, porém ficou faltando as fotos das aulas práticas ao vivo.
    Parabéns!!!
    Júlia

    ResponderExcluir
  2. Olá Júlia,

    Essa foto do sapinho foi do Medina ou da Mayara, não sei ao certo, veio da câmera deles, assim como a foto da preguiça.
    Não faltaram fotos das aulas práticas, faltou é tempo para colocar tudo, como está declarado no final da postagem, mas eu vou fazer mais uma postagem, colocando a parte de palestras e das aulas práticas.

    Obrigado por suas palavras,

    UGA
    José Halley Winckler

    ResponderExcluir
  3. Quem disse que as Abelhas não sabem construir "pontes"?rs...Nosso propósito é o mesmo e necessário...Viva as abelhas!! Matheus Mattos

    ResponderExcluir
  4. Falta dizer que fica no Pau da Fome, depois do club Professorado. Morei ai por uns anos e conhecia muito o pessoal do ibama que administrava antigamente este parque.
    ficou muito organizado e muito bonito andei muito por ai.
    um grande abraço.
    Mauricio Abelha
    Goiania - Goias

    ResponderExcluir