Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Caixa de brasileiros na Austrália

Após várias tentativas infrutíferas, agora eu tenho uma colônia de Trigona carbonaria em uma Caixa Inteligente .
Esta abelha é a nossa abelha sem ferrão mais comum entre as mantidas em caixas, é muito adaptável.
Minha caixa foi feita usando ironbark, uma madeira australiana muito dura, é um tipo de eucalipto. Há um grande número de espécies de eucaliptos no grupo ironbark, todos conhecidos por sua casca fissurada e áspera.
Alguns produzem madeira de
 muito alta qualidade.
Onde crescem lentamente, as serrarias só os cortam quando sua a madeira ainda está verde e foi recém-derrubada. Uma vez que seca, torna-se muito difícil trabalhá-los e desgasta suas serras.


Esta primeira foto mostra uma visão geral da caixa, que tem dimensões internas de 15x15cm e altura de 45 centímetros. Ela parece ser muito grande, as versões posteriores são menores. Foi esse excesso de capacidade que tornava difícil o desenvolvimento inicial das colônias, acredito ...


Esta foto mostra a caixa aberta, com folha de plástico transparente (PETG) de 3mm para limitar as abelhas, e as tiras de borracha na porta para minimizar a entrada de luz. Eu posso substituir o plástico muito facilmente.
A entrada é na parte inferior do lado direito da caixa de modo que não é perturbada ao abrir a porta.
O compartimento superior foi planejado para o mel. Nesta fase as abelhas selaram-no, embora existam inúmeras abelhas de guarda ali. Na nova versão o espaço para isso será menor.


Esta foto tem uma aproximação maior e as seções da colônia podem ser vistas. O invólucro contendo a ninhada pode ser visualizado no canto direito ao fundo.
Ele é bem fechado, como é típico desta espécie.
Minha primeira tentativa com esta caixa não foi bem sucedida,  a rainha foi perdido na transferência, e não houve o desenvolvimento de substituta.
Eu não sei por que isso não aconteceu, eu podia ver as células de cria eclodindo, mas não havia postura. Eu adicionei mais células de cria para fornecer as abelhas jovens e várias  células de rainha. Uma delas se desenvolveu com sucesso e agora a colônia está próspera.


Uma visão mais próxima ainda destaca a estrutura semelhante a um andaime construída por estas abelhas acima de seu ninho. Muitas vezes, isso  preenche totalmente pequenos espaços. As abelhas, então, constroem potes de mel e pólen nos espaços entre os tirantes ..
A parte superior do invólucro que cobre a ninhada pode ser vista mais claramente. Infelizmente ele está escondido no canto traseiro. As abelhas escolheram para construir a sua área de armazenamento para potes de mel e pólen não no lado esquerdo onde eu comecei, mas na frente.
É uma demonstração da forma como elas querem fazer as coisas.
Estou pensando na próxima vez que iniciar o desenvolvimento de uma colônia em uma caixa, em usar uma placa separadora para dirigir a ninhada para a parte central da frente, apoiando-a com uma malha de aço inoxidável. Vou ter de enviar fotos desse desenvolvimento.


Esta última foto mostra a plataforma que eu fiz dentro do ninho para a entrada.
Eu gosto de poder ver as abelhas  quando elas entram no ninho. Há um pequeno túnel a partir da entrada principal e outro orifício de entrada mais elevado, ao lado, como uma emergência.
Espero que haja um bom futuro para este tipo de caixa nas escolas para ajudar no ensino. Há muito mais visibilidade do que em qualquer das outras caixas atualmente disponíveis. Primeiro eu preciso ser capaz de obter consistentemente o  desenvolvimento de abelhas nelas.

Tenho postado estas e muitas outras fotos em nosso site australiano em
http://www.australiannativebees.com/N_CatShow.php?Cat=143&title=0.01%20all%20new%20photos%20October

Bob  the Beeman

Um comentário:

  1. Amigos da AME-Rio,e amigo BOB,

    Parabéns pela bela postagem.Inclusive bem explicativa e com belas fotos,...É o nosso país fazendo sucesso,por vários pontos do planeta.Dessa vez,a caixa inteligente,sendo testada pelo amigo e estudioso das abelhas sem ferrão,BOB.

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir