Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

domingo, 23 de outubro de 2011

Descobertas novas Abelhas sem Ferrão




LA NACION - ALDEA GLOBAL  - Costa Rica
LUISANNA BARBOZA A.  22/10/2011

Duas novas espécies de insetos, uma descoberta no Panamá e outra na Colômbia, juntaram-se esta semana à longa lista deles no mundo tropical.
São abelhas sem ferrão, das quais se suspeita – por análise genética – que tenham parentesco com as produtoras de mel da antiga civilização maya.

Uma das espécies se denominou Melipona insularis. Elas foram encontradas em duas ilhas panamenhas localizadas no Pacífico: Coiba e Ranchería. O inseto encontrado mede apenas uns 11 milímetros e se caracteriza por ter o tórax coberto com pequenos pelos brancos.
Melipona ambigua foi o nome dado a outra espécie de abelha descoberta en no norte da Colômbia. Esta se diferencia listras coloridas normais no corpo das abelhas, nelas se alargam nos extremos, em forma de âncora.

“Nossos estudos, sobre a relação genética entre estas abelhas, indicam que ambas as espécies se originaram na Amazônia há aproximadamente uns 22 milhões de anos e migraram para o norte, até a América Central, há três milhões de anos”, disse em um comunicado David Roubik, cientista que descobriu a espécie no Panamá.
Roubik tem estudado por anos biologia das abelhas tropicais e polinização, no Instituto Smithsonian de Pesquisas Tropicais, com sede nesse país.
Novo enigma. A descoberta da Melipona insularis numa ilha leva os cientistas a questiona a historia natural do Panamá. Os especialistas não entendem como é que estas abelhas, que tem um alcance de vôo relativamente pequeno, conseguiram estabelecer-se numa ilha que localizada a mais 20 quilômetros da costa. “É difícil que uma colônia de abelhas sem ferrão se estabeleça longe da costa, porque o seu alcance de vôo máximo é de uns três quilômetros”, explicou ao La Nación Luis Sánchez, biólogo especialista meliponicultura do Centro de Investigaciones Apícolas Tropicales (Cinat), com sede na Universidad Nacional (UNA), que não participou da descoberta.
O autor Roubik e sua equipe formulam teorias para responder ao enigma; por exemplo, que alguma vez existiu uma conexão terrestre entre as ilhas panamenhas e ol continente.
Também, consideram possível que ninhos destas abelhas tenham flutuado até a ilha. A pergunta seria: Por estas abelhas não foram encontradas também em terras do continente?
Esta descoberta foi confirmada no catálogo de espécies por Eduardo Herrera, encarregado da classificação de abelhas do Cinat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário