Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Professor ganhou mais um aluno.

Amigos da AME-RIO,


Em meados do mês passado recebi um e-mail que pedia informações sobre os próximos eventos de nossa associação. Respondi e convidei a pessoa a participar de nossa reunião mensal.


Este mês recebi um novo e-mail, em que a pessoa dizia não ter podido participar da reunião anterior e queria saber quando seria a próxima. Respondi que seria no dia 30 de julho, desta vez na Penha, aqui no Rio de Janeiro (Reunião da AME-RIO de Julho será no dia 30).


Voltei a receber um e-mail da mesma pessoa, dizendo que infelizmente não teria como participar da reunião do dia 30, mas gostaria de fazer uma visita ao Meliponário Escola e conversar com algum meliponicultores. Inclusive sugeriu a data de sexta-feira, dia 22 passado, para fazer a visita. Respondi que precisava consultar o Pedro Paulo Peixoto, que é o dono do Meliponário Escola. Atualmente o Pedro Paulo é o Presidente do Conselho Fiscal de nossa associação, mas o que ele mais faz e o que gosta mesmo é dividir seus conhecimentos, principalmente com novos meliponicultores.  


Então eu já previa a resposta, quando lhe repassei a mensagem recebida. O Pedro Paulo, prontamente acedeu ao pedido e confirmou que poderia receber a visita na data escolhida.


Quem estava querendo nos conhecer era o Paulo Sérgio Oliveira Silva, que está completando seu Bacharelado em Biologia na Universidade Federal Fluminense e pretende fazer sua monografia final com base nas Abelhas Sem Ferrão, para isso ele quer conhecer um pouco mais sobre o "mundo da meliponicultura" e sobre os anseios dos meliponicultores. 


O Paulo Sérgio já tem o diploma de licenciatura, faltando apenas a monografia para sua diplomação como Bacharel em Biologia e ele disse acreditar que um dedinho de prosa com meliponicultores da AME-RIO seria bastante interessante para consolidar algumas idéias que ele tinha para seu projeto.


Eu resolvi acompanhar o Paulo Sérgio na sua visita ao Pedro Paulo e ao Meliponário Escola.


Na sexta feira, quando eu cheguei, o Pedro Paulo já tinha conversado bastante com o Paulo Sérgio e já os encontrei futucando nas caixas de abelhas sem ferrão do Meliponário.


Aqui vemos o Pedro Paulo abrindo uma caixa de Uruçu Amarela (Melipna rufiventris)

E o Paulo Sérgio acompanhando com muita atenção.

Ninho das uruçus amarelas, visto de cima.

Visão lateral do ninho.


O Pedro Paulo aproveitou para mostrar ao nosso visitante as características dessa caixa e a facilidade de acesso ao ninho que ela oferece. Essa é a caixa mais comumente utilizada no Meliponário Escola e me parece a melhor para quem se propoe a apresentar com detalhes como são os ninhos de nossas abelhas, sua estrutura e os seus diversos elementos. 


Nessa caixa conseguimos expor totalmente o ninho.

Aqui vemos o Pedro Paulo, abrindo o invólucro, de forma a expor os discos de cria.

Ninho aberto.
O cerume do invólucro precisa ser preservado para facilitar o posterior fechamento do mesmo.

Discos de inverno, bastante interessantes.

Esta foto foi feita pelo Paulo Sérgio e o  Pedro Paulo comentou:

"O nosso visitante vistoriou este enxame jovem, com 9 discos, de uruçú amarela:

Vejam, 9 discos, sendo apenas 3 discos de cria jovem e postura (os escuros numeros 1,2 e 3). Os demais 6 discos são de cria nascente, pequenos e ocupando todo território disponível. Isso mostra que a rainha andou depressa, colocando ovos em vários discos. 
Naturalmente prevendo o nascimennto de uma legião de campeiras logo no inicio da  primavera. Como o Paulo fez esta foto e me enviou, achei bastante oportuno oferecer estes comentários....Pois raramente trabalha-se com cx vertical"

Depois disso o Pedro Paulo resolveu apresentar as mandaçaias (Melipona quadrifasciata anthidioides) ao Paulo Sérgio.


Caixa de mandaçaias, modelo "inteligente", construída em cimento e vermiculita, inclusive o telhado.

Caixa já aberta, o Pedro Paulo está abrindo o invólucro para o Paulo Sérgio vistoriar.

Invólucro aberto com todo o cuidado. Discos de cria expostos.

Paulo Sérgio examinando, com muita atenção, o ninho das mandaçaias.

E passando os dados recolhidos para a ficha de manejo.

Outro ninho com 9 discos, para mandaçaia mostra um enxame bem forte.

Olhando essa foto, pode parecer que esse ninho tem só 8 discos, mas o Paulo Sérgio nos disse que, examinando com atenção, conseguiu visualizar um pequeno disco, também de cria jovem, abaixo dos dois discos de postura e cria jovens que estão bem visíveis nessa imagem (discos 2 e 3). 

O Paulo Sérgio conseguiu fechar o invólucro com todo o cuidado.
Agora as abelhas se encarregam do resto.

Depois de ter apresentado as Meliponas ao Paulo Sérgio, o Pedro Paulo o convidou para vistoriar a colônia de Jataís, que foi capturada em um enorme vaso de cimento e que o Medina transferiu para uma caixa racional na Reunião da AME-RIO de 25/06/2011, há menos de um mês. Vocês devem ter visto a matéria em nosso site.



Abrindo a caixa de mandaçaias.

O Paulo Sergio fotografou o ninho das Jataís;

Podemos ver que o trabalho de transferência ficou perfeito.

Até parece que o ninho está na caixa há muito mais tempo.

A melgueira estava bem cheia.
Até deu para roubarmos um pouquinho do mel para degustação.

E vocês devem lembrar que a maior parte do mel dessa jataí, o Pedro Paulo guardou para colocar no próximo concurso de méis.

Enfim, foi uma manhã bastante produtiva, acho que o Paulo Sérgio gostou bastante do que viu e ouviu. E prometeu voltar para detalhar melhor o seu projeto. Já o Pedro Paulo estava feliz que nem pinto no lixo, pois estava fazendo exatamente o que mais gosta, dividindo seus conhecimentos. O professor ganhou mais um aluno e o aluno ganhou um professor.

Vamos ver o que o Pedro Paulo disse, quando relatou no fórum do grupo Abena a visita que recebeu:

"O jovem abenauta e Biologo, Paulo Sérgio Oliveira, pretende fazer um trabalho de pesquisa com a finalidade de ingressar na meliponicultura, já contribuindo com algo mais. Hoje ele já possui jatais e disse desejar continuar com os manejos  de meliponíneos. 
Com bastante naturalidade, neste primeiro contato, assimilou as técnicas iniciais de multiplicação de meliponas. Aprendeu a identificar os discos de cria por antiguidade de postura e conseguiu fazer corretamente duas vistorias exploratórias, uma em colônia de uruçú amarela e outra num enxame de mandaçaia.
Gostaria até que o Paulo oferecesse ao nosso grupo, que tem muitos iniciantes, as fotos que bateu e a ficha que preencheu e que demonstra a facilidade que é adentrar aos conhecimentos que levam ao sucesso das multiplicações.
Sua visita foi acompanhada por nosso amigo e também abenauta o José Winckler. Logicamente, nesse dia também degustamos os méis dos enxames que iamos vistoriando.
Foi um prazer receber o Biológo Paulo Sérgio Oliveira.

Pedro Paulo Peixoto
Meliponario-Escola"



Pedro Paulo, Paulo Sérgio e José Winckler.

Eu confirmo, "foi um prazer receber o Biólogo Paulo Sérgio Oliveira Silva", para mim, com certeza, foi um prazer participar dessa recepção, ganhei mais um amigo, hoje ele era aluno, mas amanhã também vai ser professor e tenho certeza que irá partilhar seu conhecimentos com todos os meliponicultores.

Além disso, novamente tive oportunidade de partilhar bons momentos com o Pedro Paulo. 
Com certeza, nesse dia aprendi mais um pouco, principalmente a respeitar ainda mais o nosso anfitrião, que divide seus conhecimentos para multiplicar amigos.  

Parabéns Pedro Paulo.

Uga,

José Halley Winckler

Nenhum comentário:

Postar um comentário