Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Finalmente cheguei à AME-RIO


Bem, eu já contei prá vocês como o cara me ensinou a fazer uma transferência de Jataís. E também, como ele me apresentou às Urucus amarelas (Melipona Rufiventris.

Jataís, eu comprei duas do cara, mas Urucus amarelas ele disse que só agora estava criando e na época não tinha para vender, mas voltou a me dar o mesmo conselho.

- Não compre abelhas sem aprender a manejá-las.  Tente ler muito sobre elas, nos arquivos do ABENA tem muita literatura e...  aproveite e entre para a nossa associação: a AME-RIO – Associação dos Meliponicultores do Rio de Janeiro.

- Como é que eu faço para entrar, o que é preciso?

- É preciso ter vontade de entrar e gostar de abelhas, dia 12 vai ter reunião, vá até lá que você vai encontrar outros que também querem aprender e principalmente gente que quer ensinar, e pode ensinar.

Depois disso ele me deu o endereço, que é o mesmo que tem no cabeçalho de nossa página e marcamos de nos encontrar lá.

Na chegada tinha uma mesa com bolos, frutas e chocolate quente nos esperando.

Enquanto a maioria estava lá dentro saboreando as delicias que tinham preparado para nós, eu preenchi entreguei minha ficha de inscrição, além das informações necessárias para participar do projeto Urucu Amarela  que por acaso estava sendo apresentado aos associados naquele dia.
Olha eu lá, preenchendo a ficha de associação na AME-RIO
Depois das boas vindas aos associados, o Pedro Paulo Peixoto, presidente da AME-RIO, apresentou o projeto Urucu Amarela e deu uma aula sobre o Ninho de Melíponas, como vistoriar, como abrir o invólucro sem amassar demais o cerume, como reconhecer os discos de cria e seu estágio. Falou sobre Anel Nascente, Disco Mater, Disco Nascente, discos normais, área de postura, etc, etc...
E não é, que eu entendi tudo? Ou achei que entendi.
Tinha bastante gente assistindo e acredito que todos entenderam, ao menos estavam todos com cara de quem estava entendendo tudo. Devem ter entendido mesmo, o Pedro Paulo é um ótimo instrutor.
Ótimo instrutor mas, meio doido, depois de ensinar como vistoriar os ninhos das Urucus, o maluco do Pedro Paulo disse - ... agora que vocês já sabem, vamos lá fazer na prática, cada um pega uma pasta aqui em cima da mesa e vamos lá fazer uma vistoria.
Só pode mesmo ser  maluco esse Pedro Paulo, deixar que gente que nunca tinha visto uma abelha antes fosse abrir as colméias e fazer uma vistoria. De qualquer forma, passei a mão numa pasta e fui.
Olha aí o pessoal descendo para o meliponário.
Vejam só quem mais estava lá, o presidente da AME-SAMPA, se bem que naquele dia ainda não existia a AME-SAMPA, acho que foi dessa viagem ao Rio que o Marco Luz levou para São Paulo a idéia de criação da AME-SAMPA.
Olha o Marco, aí de novo, examinando uma colméia de Urucus amarelas da AME-RIO.
E olhem eu, aí fazendo a mesma coisa, com a colméia 5.
Rapidinho já estava me considerando craque, já estava até dando explicação e medindo ninho a palmo. Coitado de quem estava ouvindo, deve ter ouvido uma porção de abobrinhas.
Olhem aí o primeiro ninho de Urucu amarela que eu abri por conta própria, dia 12/09/2009.
E já fui enfiando a mão no invólucro e abri, sem pena. Mas por isso perdi minha fotógrafa.

Na verdade era minha esposa quem estava fotografando. Até abrir a caixa estava tudo bem, quando ela viu as abelhas, começou a reclamar e quando, na hora que eu abri o invólucro, uma porção de abelhas saiu voando um pouquinho nervosas e zuniram um pouco mais alto em volta da caixa, ela desistiu e saiu de lá rapidinho, não adiantou eu tentar explicar que as abelhas não tinham ferrão. Ela não voltou mais para lá, foi para o carro escutar música.

Depois disso ainda abri bem o invólucro e fiz a vistoria, registrei na pasta, só que não tenho mais fotos desse dia. A câmera acabou ficando no carro.

No final ainda teve uma degustação de méis, inclusive com o mel rosa do Kalhil, participando da prova de méis.

Foi um dia memorável.

Bem agora vocês já conhecem os  dois caras: o Gesimar e o Pedro Paulo, foram eles que me ensinaram na pratica, quase tudo que sei sobre meliponicultura. Depois desse dia, mais o Pedro Paulo, que tinha o Projeto Urucu amarela a seu cargo e eu fiquei direto no pé dele. Em outras postagens, vou tentar mostrar alguma coisa dos treinamentos que o Pedro Paulo me ofereceu. É, até que ele não é maluco, ele sabe ensinar.

Tou mal de instrutor, hein? Presidente e Vice da AME-RIO me ensinando...kkkkk..... e ainda encontrei o,  futuro, atual presidente da AME-SAMPA.

3 comentários:

  1. José Halley, foi realmente um dia memorável e com certeza, me incentivou muito para a criação da AME-SAMPA. Vocês todos são "OS CARAS".
    Marco Luz

    ResponderExcluir
  2. Marco,
    É, aquele foi o dia em que conheci a AME-RIO, foi ótimo, aprendi muito e continuo aprendendo
    Vamos trabalha para que a AME-RIO continue assim e que a AME-SAMPA também se torne uma fonte de incentivos para outras associações.
    Um abraço,
    José Halley Winckler

    ResponderExcluir
  3. Um dia eu vou conhecer a AME-RIO, é um dos meus maiores desejos.
    Marco Luz, que tal uma lotação para visitarmos nossos amigos cariocas? Quando tiver algum evento, claro.

    Parabéns pelo blog, sensacional!

    Josmar

    ResponderExcluir