Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Prática de Melhoramento Genético em Abelhas Sem Ferrão

melhoramento genético é um processo utilizado na produção de plantas ou animais para a obtenção de indivíduos ou populações com características desejáveis, a partir do conhecimento do controle genético destas características e de sua variabilidade.

Fundamentalmente, a melhoria genética se processa com base na escolha correta daqueles que participam, ou melhor dizendo, daqueles aos quais é dada a possibilidade de participar, do processo de constituição da geração seguinte. Isso vale para a escolha dos indivíduos que produzirão filhos, ou mesmo, para escolha de raças.

A observação de muitas gerações vai nos permitir identificar características de alta herdabilidade, ou de baixa herdabilidade.

Uma das maneiras de fazermos seleção genética de abelhas é selecionando os enxames com as características que desejamos, ex: os melhores considerando o tamanho dos potes de mel; os melhores considerando o desenvolvimento da colônia e população de abelhas; ou os melhores considerando a quantidade de mel produzida..

Já quando da formação dos enxame podemos observar algumas destas caracteristicas.

Nos enxames que desdobramos em  jan/2010 e  fev/2010, comparando suas características, é possível observar algumas diferenças.

Por exemplo entre estes dois enxames. 



Verificamos que o que está abaixo começou a produzir potes  bem maiores que os observados normalmente nesta espécie de abelhas, mandaçaias. 




Caso, ao se tornar adulto, o enxame venha a manter ou melhorar esta performance, com certeza será  transformado em uma matriz e seus discos serão utilizados  para a produção  de rainhas. 
Assim começaremos a observar se a sua prole manterá estas mesmas características. Em acontecendo, possivelmente teremos obtido uma nova linhagem a ser multiplicada.



O objetivo-fim de um programa  do melhoramento genético é  a combinação de características presentes no animal, que se procura melhorar.  


Depois de definido o objetivo principal do programa de melhoramento, deve-se adotar um critério de seleção - característica a ser medida, a partir de qual será feita a escolha do indivíduo.  Esse critério de seleção pode ser a combinação de várias características, resultando, assim, num índice final de seleção.

Fotos e textos retirados de mensagem enviada por Pedro Paulo Peixoto ao grupo ABENA e resultados de pesquisas efetuadas na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário