Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quinta-feira, 18 de maio de 2023

20 de MAIO. Chegamos nesse ano de 2023 a mais um dia oficial da abelha!

O dia foi instituído pela ONU em 2017 em homenagem a Anton Janša, nascido em 20 de maio de 1734 em Breznica, região Gorenjska da atual Eslovênia. Cresceu em uma família que possuía mais de cem colmeias, ele desenvolveu um fascínio especial pelas abelhas desde cedo. Por ser muito inventivo e observador, revolucionou a prática de criação de abelhas, ele inventou um novo design de colméia e aperfeiçoou as técnicas de produção do mel.

Maio, o mês, deriva do nome Maia, que tem o sentido literal de ‘pequena mãe, e na mitologia romana Maia Maiestas é a deusa da fecundidade e da projeção da energia vital, e da primavera.

E as abelhas podem ser consideradas como pequenas “mães”. Mães que dão o fruto a cada flor que pousa, trazendo a fecundidade e a energia vital para cada botão floral que visita.

E o Brasil é mais abençoado ainda por ser um berço esplendido para as abelhas nativas sem ferrão. Mais de 300 espécies ocupam os quatro cantos do nosso país.

Nossas abelhas nativas assemelham-se a varinhas de condão, transformando em uma explosão de vida até as flores mais independentes!

Um exemplo dessa mágica é o café. Estudos demonstram que apesar de ser uma planta independente de polinizador, devido a sua capacidade de autopolinização, a presença de abelhas nativas nas flores do cafezal, acarretam um incremento da produção de até 30% no arábica e até 60% no conilon (AgroBee). 

Existe uma outra pesquisa que registrou um aumento médio de 23% no peso do tomate cereja, quando polinizado por quadrifaciatas.

Pesquisas mais sérias catalogam a frequência de vibração do abdômen de nossas abelhas sem ferrão no momento da coleta de néctar no botão floral.

Sim cada uma das nossas abelhas nativas, diferentes das abelhas Apis Melífera, produzem uma vibração característica específica por espécie. Isso as tornam essenciais para o sucesso e eficiência na polinização de muitas espécies específicas da nossa flora nativa. Significa que se não houver uma abelha que atinja a vibração de uma frequência específica para uma determinada espécie floral, esse botão floral não será abençoado com a sucessão da vida.

Em outras espécies florais a vibração provocada pela abelha nativa, mesmo que não seja essencial para a sua fecundidade, transformam o momento da fecundação em uma explosão de vida, aumentando consideravelmente a qualidade, e o volume da produtividade daquela planta.

Uma outra pesquisa, da Dra. Kayna, apresenta um levantamento sobre a dependência de polinizadores na agricultura comercial. O gráfico revela que pelo menos 76% da cultura comercial é dependente de polinizadores. Desse total 35% são essencialmente dependentes, ou seja, se não houver polinizador não há produção. Outros 24% do total são altamente dependentes.

Esse estudo já é suficiente para entender a importância das abelhas no nosso cotidiano. Se acrescentássemos a esse cenário a mágica da multiplicação da produção, que nossas abelhas nativas são capazes de implementar na maioria das plantações comerciais, as abelhas nativas deveriam não só ser comemoradas no dia 20 de MAIO, mas a cada dia do ano nas salas de aulas de nossas crianças, para que todas crescessem reconhecendo o quanto importantes nossas abelhas nativas são para nosso dia a dia, incrementando a produção de alimentos, como para nossos 9 grandes biomas nacionais.

E essa terra santa, assim como em Mateus 14:13-21, é berço de mais um milagre: o milagre da multiplicação dos frutos. Parece que nossas abelhas aprenderam a lição da multiplicação e da partilha de Jesus. Sem nem mais uma grama de adubo sobre a terra, sem a necessidade de mais metros quadrados de terras cultivadas, sem mais empenho do agricultor, nossas abelhas nativas não só mantêm nossos biomas vivos, como também multiplicam a produtividade das plantas que nessa terra chegam para alimentar o homem.

Nossas abelhas sem ferrão são as “pequenas mães indígenas”, hoje ainda pouco valorizadas, ou ainda não devidamente “empoderadas”, para usar um jargão da moda. Que cada dia 20 dos maios que ainda virão, possam ser momentos de despertamento para a verdadeira importância das abelhas nativas.

Viva todas as abelhas! E viva nossas abelhas nativas!

Medina   

Nenhum comentário:

Postar um comentário