Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sábado, 22 de maio de 2021

DIA do APICULTOR - 22 de MAIO / DIA da ABELHA – 20 de MAIO

 Hoje, dia 22 de maio é dia do apicultor. E dia 20 de maio foi dia da ABELHA.

Para não passar em branco as datas, vamos falar um pouquinho sobre como essas datas foram escolhidas.

Talvez alguns colegas da meliponicultura mais ortodoxos estejam pensando: “_ Somos meliponicultores, temos que ter nosso dia reconhecido”; não discordo, penso também que devemos cobrar esse reconhecimento, e existem grandes nomes nacionais para serem referência para homenagem, e já coloco na fila de possibilidades o Padre Humberto Bruening – o Heroi das Jandaíras.


Mas não se acanhem, podemos nos incluir nessa grande comemoração, pois o prefixo “API” é da grande família Apidae, que ramifica para várias tribos e entre elas a Tribo Apinae bem como a Tribo meliponine. Então vamos comemorar e levar a mundo a mensagem da Tribo Sem Ferrão, a tribo cool !!


O dia do Apicultor é uma homenagem ao dia de Santa Rita de Cássia, para quem não conhece é para lembrar o Milagre das Abelhas. Vou tentar resumir aqui:


Conta a tradição que Rita, nascida em 1381  e batizada em uma igreja em Cássia. Seus pais costumavam levá-la para a roça e a deixavam dormindo à sombra de alguma árvore próximo de onde trabalhavam. Certo dia um enxame de abelhas brancas entravam e saíam de seus lábios abertos, neles depositando mel sem a ferroar. Rita não emitia nenhum gemido que despertasse a atenção de seus pais, ao contrário, a menina se alegrava. Um dia, um lavrador que estava também trabalhando próximo feriu-se com uma foice, dando um grande talho na mão direita. Ao correr para cidade para procurar ajuda de médico, passou perto da criança viu as abelhas que zumbiam ao redor de sua cabeça. O susto maior do que a dor do ferimento, foi até ela e agitou as mãos para livrá-las do enxame. No mesmo instante, sua mão parou de sangrar e o ferimento se fechou.


É uma história muito linda, pois as abelhas nos trazem vida em todos os sentidos: polinizam as plantas que se tornarão nosso alimento, nos fornecem mel e pólen como alimento, própolis e veneno como medicamento, cera que foi a fonte de luz dos seres humanos por longos séculos!


Mas a história do dia 20 de MAIO, como dia da abelha é igualmente interessante. O dia foi instituído pela ONU em 2017 em homenagem a Anton Janša, nascido em 20 de maio de 1734 em Breznica, região Gorenjska da atual Eslovênia. Cresceu em uma família que possuía mais de cem colmeias, ele desenvolveu um fascínio especial pelas abelhas desde cedo. Por ser muito inventivo e observador, revolucionou a prática de criação de abelhas, ele inventou um novo design de colméia e aperfeiçoou as técnicas de produção do mel.


Suas novas técnicas foram tão eficientes que muitos criadores buscavam sua ajuda para melhorar as suas criações, o que o incentivou até a escrever livros. Devido a tantas novidades, Maria Teresa, arquiduquesa da Eslovénia, fundou a primeira escola de apicultura do mundo, em que o professor responsável foi Anton Janša.


O legal é que Anton Janša também era pintor, da mania dele de pintar as faces frontais das caixas de abelha, veio a tradição Eslovena de fazer até hoje pinturas nas faces frontais das caixas.

  

Quando eu soube dessas 2 histórias fantásticas fiquei pensando: dia 22 de Maio podia ter sido o dia da Abelha e dia 20 de Maio o dia do Apicultor, mas ....

Histórias de nossas abelhas e de nossos pioneiros não faltam, quem sabe um dia estarei aqui contando uma delas para comemorar o dia da Abelha Nativa e o dia do Meliponicultor ?

Medina




Nenhum comentário:

Postar um comentário