Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SELAMAT DATANG MUSIM BUNGA !

O título desta postagem na indonésia significa mais ou menos:  "BEM VINDA FLORES DA PRIMAVERA !"




Aqui no Brasil não pareceu que a estação entrou ainda ... 
A primavera começou às 17h44, em um domingo, que correspondeu ao segundo equinócio do ano, quando o dia e a noite têm a mesma duração. Conhecida como “estação das flores”.

É comum os meliponicultores esperarem avidamente por este período do ano, pois é o período no qual pretendem coletar o ouro líquido fornecido pelas flores, época de fartura, benesses da natureza!
A vida pulula, e para as nossas abelhas sem ferrão é época de recuperação dos estoques gastos no inverno. Estoque de potes de alimento e o estoque de mão de obra interna que vão crescendo conforme as flores se abrem.
 Mas o clima vem paulatinamente mudando mundo a fora, o que era antes imperceptível, a cada ano tem se mostrado mais evidente: secas, excesso de chuvas, frio, geadas, sol forte. Manifestações da natureza que não condizem com o que aprendemos nos livros, ou com o conhecimento passado das gerações anteriores.

Mas o ser humano é um animal de memória curta e muito adaptável, e assim que a natureza insiste em manifestar sua riqueza em forma de flores, esquece das diferenças climáticas e sorri ante espetacular manifestação de cores em forma de flores. Vem a fartura de mel, e esquece o quanto teve que alimentar seus enxames durante o inverno. Vem o lucro imediato na venda de alguns produtos melíferos e esquece as perdas de caixas devido à chuva ou ao sol escaldante.
Não sei se conhecem a estória de como se mata uma rã feliz em água fervente. Resumidamente para quem não conhece a estória, a rã é colocada em uma panela de água em temperatura normal sobre um fogo bem brando. Conforme a temperatura da água sobe a rã se sente satisfeita, e não pensa em saltar da água, como a temperatura vai subindo muito devagar, a rã não percebe a alteração entre seu bem estar em excesso e o início de um estado de torpeza, e assim vai ficando dentro da panela sem perceber, até que morra fervida.

 Não sei se estou sendo alarmista, mas infelizmente é assim que vejo a nossa situação. Gradativamente o cenário muda, o cinza invade o verde como uma massa disforme tampando todos os poros da Mãe Natureza que ainda respiram. Vejo pessoas reclamando do calor, e cortando árvores da calçada por darem trabalho de varrer. 
 Vejo pessoas reclamando das inundações, mas cimentando seus pequenos quintais que poderiam ser uma célula de absorção de água.
 Vejo o governo permitindo construções em morros que são sorrateiramente devastados da sua vegetação natural, vejo fazendeiros reclamado da seca, mas não se importando em derrubar restos de fragmentos florestais, vejo agricultores perdendo tudo para as enxurradas, mas nem aí para as matas ciliares. 
Percebo a falta de sustentabilidade desde uma atitude mínima como a de não segregar lixo reciclável do lixo orgânico, à atitudes criminosas dos que se acham dono do poder. 
Resumindo, o problema não é só de "A" ou só de "B", é de atitude do ser humano.
Mas o que podemos fazer ? 
Mudar nossas atitudes, agir. Podemos e devemos agir em todos os níveis. Eu poderia discorrer assuntos e pontos de vistas sobre vários aspectos, em que todos de alguma maneira atingem a sustentabilidade e por tabela atingem nossas abelhas nativas. Mas vou tentar me ater a questão da disseminação de espécies vegetais que floram. Os demais aspectos acredito que todos estão cansados de ouvir na mídia, basta ter olhos para ver , ouvidos para escutar e força de vontade para mudar.
 Assim, sobre a disseminação de espécies vegetais que floram, porque nós, maiores interessados em manter abelhas sem ferrão, seja por motivos comerciais ou simples hobbie, não saímos a semear ou plantar mudas em terrenos abandonados, nas janelas de nossas casas, junto aos muros que nos separam do vizinho, no telhado, na praça, etc etc etc ?
A primavera sempre será bem vinda, mas ante as mudanças que se avizinham temos que arregaçar as mangas e agir. Passo pelas ruas da minha cidade e quando consigo mirar um ponto verde em forma de jardim ou canteiro, nas praças, nos prédios ou nas casas, esses pontos apesar de verdes, são pontos desérticos para a vida. Ou são gramados ou são folhagens. Reparem só que desde os pequenos canteiros às grandes áreas verdes das cidades, geralmente só percebemos gramas ou folhagens. Tudo bem que são verdes, mas são verdes pobres de vida. 
Vamos fazer campanha para que o canteiro do nosso prédio ou casa seja um cadinho de plantas que floresçam, que exalem cheiro bom, que esbanje cores !!!

Se queremos abelhas sadias na primavera, também não nos esqueçamos de plantar espécies que floresçam no inverno, como o margaridão !!! 
 Se o sol excede no verão, não esqueçamos de plantar caramanchões ou pérgulas com trepadeiras sobre os meliponários aproveitando as glicínes, ipomeas, jades, sapatinhos de judia,


 Se o seu vizinho é chatinho, nada melhor do que construir uma bela cerca aproveitando a farta floração de trepadeiras, tais como a ora-pro-nobis, cipó de são joão, amor agarradinho, jasmim dos poetas. 
   


Se a árvore em frete a sua casa não é do tipo que dê flores, porque não lançar mão também de um trepadeira sobre ela ?? !!!
Não nos esqueçamos das palmaceas ... ocupam um espaço restrito no solo mas sua floração acontece em fartos cachos de alimento para as abelhas sem ferrão. Existem várias espécies ornamentais que podem ser aproveitadas na decoração sem fazer sombra excessiva.
 Uma associada da AME-RIO, Júlia Galheigo, está fazendo uma pesquisa e relacionou uma extensa lista de espécies da nossa flora nativa com sua respectiva época de floração. Ela também ressalta em sua pesquisa as vantagens ímpares das Myrtaceaes. Com aproximadamente 3500 espécies, e presentes em todos os biomas do mundo, só não se fazendo presente na Antártica. 
Constatou-se que esta família de planta é essencial para o equilíbrio e sustentabilidade do ciclo alimentar dos seus respectivos ecossistemas. Elas são abundantes em flores e frutos, um verdadeiro restaurante natural que a Mãe Natureza disponibiliza e que nós também podemos ajudar a difundir. Quem não gostaria de ver no seu canteiro um pé de jabuticaba, goiaba, pitanga, araça, calistemo, cereja do rio grande, cravo da índia, grumixama, murta etc etc

Que a primavera seja bem vida
Itu musim semi diterima
Esa primavera es bienvenida
That spring is welcome
Dat de lente is welkom
Che la primavera è il benvenuto
Ce printemps est le bienvenu
は歓迎されていること
أن الربيع هو موضع ترحيب
那年春天,是值得歡迎
         Go bhfuil fáilte roimh an earraigh 
         pelo mundo todo !!!!        

Vocês devem estar se perguntando porque o título em idioma Bahasa indonesio. 
É que pesquisando vi uma postagem em blog da Indonésia fazendo referência a esperada chegada da primavera por lá, e o sufoco passado por eles devido a mudança climática também sentida por lá.
 Pensei que está na hora de nos mexermos. 


Não basta contar somente com a chegada da primavera, vamos ajudar a Mãe Natureza cultivando flores em cada poro aberto desta nossa Terra abençoada !!!
   

MEDINA

        

3 comentários: