Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

segunda-feira, 4 de março de 2013

Meliponários do Padre Egidio, na Amazonia e a abelha caçadora de Iratins

Prezados amigos,


Gostaria de dividir com os demais colegas do grupo ABENA e da AME-RIO estas imagens e divulgar o nome e o meliponário, na cidade Presidente Figueiredo - AM, de um dos mais antigos meliponicultores do Brasil, que é o Padre Egídio.

O Mestre recentemente descobriu que a trigona "Duckeola ghilianii" (copiei o nome escrito pelo próprio punho do Mestre, vejam as imagens anexas) é a predadora natural da iratim e, defendendo-se, as elimina impiedosamente, salvando as colmeias do entorno.

É uma abelha mansa, esguia e de tamanho das uruçus, mais fina e esbelta, temos as fotos da abelha na mão do João, que foi o campeão do III Concurso Nacional de Méis.

Também, nas fotos, uma colmeia desta abelha com sua entrada característica.

No dia da visita, chovia muito, e as fotos não ficaram perfeitas.

Tenho na caligrafia do Padre Egidio, o nome da abelha, quem souber da existência desta CAÇADORA DE IRATINS  em outros estados, favor informar ao grupo, pois é importante multiplicá-la e disseminá-la em todo Brasil.

Grande descoberta do Padre Egidio e bendito o  IV Concurso Nacional de Méis, em Manaus que nos permitiu, por intermédio da  primorosa  Programação da ACAM, conhecer  esta nova e tão importante abelha, e poder divulgar esta oportuna informação, já que as iratins são pauta diária de desastres acusados no grupo ABENA.

Lastimo que apesar de sermos mais de 1000 usuários abenautas, nem 10% demonstram interessarem-se, ou opinarem por assuntos as vezes tão importantes, na tela deste grupo.

Por exemplo apresentei uma matéria sobre a melipona "pinto de velho" e ninguém ao menos interessou-se em saber o nome científico da abelha, ou os detalhes de sua biologia e produtividade de mel..., nem particularmente, nem na  tela do grupo.

Já a tal trigona Caçadora de Iratins, nem o Padre deu detalhes, nem os demais colegas amazônicos tinham manejado esta abelha. 

Então os melhor informados do grupo ABENA, ou os Mestres Acadêmicos, que as vezes nos acessam, podiam oferecer suas contribuições, pois somos  carentes destes informes.

Perdoem o desabafo.
Pedro Paulo

















3 comentários:

  1. A abelha melipona laterallis conhecida popularmente como pinto de velho ou nariz de anta é muito pouco comentada por não ser conhecida aqui na região sudeste e outras partes de nosso país. No apis guia o único criador que tem essa abelha é o Ismael Zanardini de Curitiba/PR. Gosto de todos os comentários feitos por você PPP e tenho um grande respeito pela sua pessoa, pois sempre me tratou com educação e em todas as minhas dúvidas foi solícito em tentar ajudar. Com relação ao grupo, infelizmente alguns meliponicultores se afastaram devido ao grande número de discussões e agressões mútuas totalmente desnecessárias. Outro grande problema é prevalecer sempre a opinião de alguns, ou seja, falta de espírito de equipe e total individualismo.
    Um forte abraço e que DEUS abençoe.

    ResponderExcluir
  2. PPP, muchas gracias por esta información. Es muy interesante y muy importante. No sabía que hay un predador natural de las iratim. Gracias por compartir tan valiosa información.

    Gran abrazo desde Misiones, Argentina.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade o Egidio é um ex padre... Conhecido pelo seu engajamento em causas na defesa dos índios,das abelhas e também pela amorosidade que recebe quem os visita em Presidente Figueiredo no AM.

    ResponderExcluir