Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Uma Visita ao Amigo Luiz Carlos de Paty do Alferes

Este último final de semana resolvemos dar um pulo em Paty do Alferes. Na verdade tive que resolver um problema por lá e aproveitei para visitar o amigo Luiz Carlos.

Como sempre aquela terra e aquela gente é muito boa !!! Terra que faz bem aos olhos !!! Terra de passarinhos, céu azul, muito verde e flores !!!


Falando nos passarinhos, parece que são amigos do Luiz Carlos. Por todo lado que se olha em sua propriedade, lá estão !!!
Nos fios ...

No chão !!!


No mourão !!!


Este aí estava em um bando de cinco. Não sei o nome mas era muito bonito, preto, rabo comprido e peito cor de amarelo ovo. Quem souber o nome pode postar !!!


A flor do guandu já denunciava a presença de abelhas por perto !!!


Fomos nos aconchegando na casa dele e por onde andamos vemos pequenas entradas de abelhas !!




Até o mourão perto do meliponário tinha abelhas !!


Luiz Carlos foi me mostrar algumas caixas e disse que tem estado ocupado com algumas obras e não tem tido tempo para fazer uma vistoria frequente. 

Fomos direto em uma caixa que ele percebeu falta de movimentação. Realmente a entrada estava abandonada. Sem vigias e sem movimento de campeiras. 



Abrimos ali mesmo. Eta caixa bem lacrada !! Não apresentava nenhuma fresta .... O que será que houve com ela ?


Ataque de formigas !!! Mas não era qualquer formiga .... era uma baita de umas formigas, e pelo tamanho delas só podem ter entrado pela entrada principal !!!


Matamos algumas e não deu para fazer muito mais, já era bem tarde e precisaria de uma outra caixa para tentar fazer uma transferência com caça às formigas .... ficamos tristes ... mas fica a lição de não descuidar com artefatos que barrem as formigas  e podas e capinas nas plantas no entorno das caixas.

Por outro lado, as jataís estavam todas de guarda !!!


As mandaçaias que o ajudei em uma transferência, apesar do frio de inverno pareciam bem saudáveis.


Reparem no estoque de potes de mel !! Espero que Luiz me chame na primavera !!! hehehe



 A entrada das mandaçaias, mesmo com a armadilha contra lagartixas, estava bem formada !!!




 A inspeção continuou e fomos ver duas caixas de guaraipo que o Luiz Carlos já me havia falado antes, por telefone, que não tiveram sucesso. 



Conforme Luiz, uma das caixas deu forídeo, e em outra parece que elas sumiram sem dar satisfação. Realmente a caixa que deu forídeo estava internamente com aspecto ruim, desde então ficou de lado sobre alguns tijolos, mas a outra parecia  intacta. 

A minha visita ao Luiz Carlos também foi por causa desta caixa de guaraipo. Ele permitiu que eu trouxesse a cera e material que sobrou.


O final da visita foi bem Patiense, um belo lanche com leite de vaca, café cheiroso e pão quente servido por um Gigante de coração. 
Espero que possam imaginar a cena. Pois a fotógrafa abandonou o posto e a máquina, e eu logicamente lhe fiz companhia à mesa. 

Até mais Luiz Carlos
Obrigado pela tarde agradável
Medina, Sandra e Mayara 

4 comentários:

  1. Essas formigas são conhecisa aqui na Bahia por "formiga taboca, Taioca" são terriveis atacam durante a noite sem chance para enxames fracos, essas formigas causaran muitas perdas de enxames na UFRB onde são abundantes.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo ... foi este o nome que o Luiz a chamou ...
    Você conhece alguma defesa contra elas ?
    Medina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Medina em qualquer lugar que queira criar nossas abelhas Nativa tem que colocar óleo queimado no suporte com uma bucha de espuma e colocar garrafa pet para ás lagartixas não subirem.Isso é regra geral do bom cuidado.
      Abraço
      Rivan Fernandes
      meliponário do litoral
      Macaiba/RN

      Excluir
  3. Este belo pássaro da foto é o chopim do brejo. Muito belo. Você pode postar estas fotos dos pássaros no wikiaves e descobrir coisas interessantes sobre eles. É ótimo este contato com a natureza que conseguimos quando vamos ao interior. ô saudade.

    abraços.

    ResponderExcluir