Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

domingo, 8 de julho de 2012

Ovoposição e nascimento de abelhas sem ferrão.

Amigos da AME-RIO,

Vocês lembram do Prof. Adalberto Aguilar Y Coronado, nosso amigo e correspondente yucateco, do meliponário "Noj Yuum Kaab" de Valladolid, Yucatán, México, que tantas vezes já colaborou com nosso site? Se não lembram, pesquisem por "Aguilar" no nosso site e vão encontrar várias páginas que são frutos da colaboração do Prof. Adalberto.


Bem, há algum tempo o  Prof. Adalberto nos enviou uma mensagem, com novas matérias para serem postadas em nosso site. Eu demorei um pouco a publicar, mas hoje estou cumprindo o prometido. Essas matérias mostram algumas coisas que muitos meliponicultores, mesmo alguns com anos de prática, ainda não tiveram a oportunidade de observar.

A primeira matéria foi um vídeo, mostrando o ritual de ovoposição de uma abelha rainha da especie Melipona beecheii (Ko'olel cab -  Xunaan Kaab, na linguagem maia), nesse video podemos ver uma obreira ovopositanto um ovo trófico (ovo alimentar) em uma célula já cheia de alimento larval, a seguir esse ovo é devorado pela rainha, uma segunda obreira age da mesma forma e novamente a rainha ingere o ovo da obreira e depois a rainha finalmente deposita o seu ovo sobre o mingau larval e uma nova operária se encarrega de opercular a célula.


Espero que vocês tenham apreciado o vídeo com que o Prof. Adalberto nos brindou.

A segunda matéria enviada por nosso amigo de Yucatan, foi outro vídeo, mostrando o nascimento de uma abelha da mesma espécie, eu ainda não tinha observado esse acontecimento, embora tivesse uma idéia de como era.


A terceira matéria nos mostra a imagem de uma colonia de Melipona beecheii em desenvolvimento.

División de Melipona beecheii (Ko'olel Kaab) en pleno desarrollo. 
Meliponario "Noj Yuum Kaab" Valladolid, 
Yucatán, México. 2012

Conforme informação do Prof. Aguilar, essa colônia está alojada em caixa modelo PNN, ele utiliza esse modelo de caixa há mais de 20 anos e as medidas internas são : 38 cm de comprimento, 15 cm de largura e 12 cm de altura, madeira com 2,5 cm de espessura. Com essas medidas, ele afirma vir obtendo ótimos resultados no desenvolvimento de Melipona beecheii, na região de Yucatán. Ele também nos conta que a melhor época para realizar divisões com essa abelha, na sua região, corresponde aos meses de março e abril, pois nesses meses existe um grande fluxo de néctar, e sem néctar não se consegue um bom desenvolvimento, mesmo alimentando-as.

Falando em alimentação, ele nos mostra um detalhe da foto , em que as abelhas aparecem se alimentando.

Abejas obreras de Melipona beecheii ( Ko'olel Kaab) 
Meliponario "Noj Yuum Kaab" Valladolid, Yucatán, México.

Ele também nos ofereceu um vídeo mostrando as abelhas se alimentando.


Acho que foi uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre as abelhas sem ferrão. Obrigado ao Prof. Adalberto Aguilar.

UGA

José Halley Winckler

6 comentários:

  1. Excelentes videos e información. Gracias por compartirlo.

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo, com fotos detalhistas e ótimos videos! Parabéns ao Dr. Adalberto Aguilar! Falando em Melipona beecheii, pergunto: Existe algum criador dela no Brasil?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Observem no 1º vídeo como a operária se posiciona sobre a abertura do favo, impedindo a saída do feromônio mandibular com o seu abdômen. E cuidadosamente vai dobrando a cera para o centro da célula, visto que as paredes são inicialmente mais altas que as demais já operculadas.

    ResponderExcluir
  4. Que hermoso la apicultura. Aun cuando se trata de las abejas nativas de nuestros paises. gracias por compartir lo hermoso de nuestros paises. Mil abrazos y mucho exito en todo su proyecto.

    ResponderExcluir
  5. Que hermoso la apicultura, aun mucho mas cuando se trata de abejas nativas de nuestros paises. Gracias por compartir todo el sacrifico que muchos no saven apreciar.

    ResponderExcluir
  6. Somos de Chunhuhub Quintana Roo, México debemos de promover la meliponicultura o cria de abejas nativas, en la zonas mayas porque es un legado de nuestros ancestros.andamos pidiendo apoyos aunque sea solo likes www.facebook.com/balamilcab

    ResponderExcluir