Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Excelente pasto de inverno para abelhas

José Luiz S. Vieira.

Dia desses, pela manhã, andava em meio ao capim ainda orvalhado quando ouvi zumbido de abelhas. Eram dezenas de Apis mellifera africanizada forrageando nas flores do capim andropogon.
Pelas condições de solo de baixa fertilidade em toda região, cerrado cheio de pedras ou piçarra, trata-se provavelmente da espécie Andropogon gayanus Kunth, gramínea exótica e perene oriunda da Africa Ocidental e que adapta-se bem a tais características. A chácara onde estou instalando meu futuro meliponario rural na realidade era parte de uma fazenda com muito pasto desse capim e que o dono loteou em lotes de cinco mil metros quadrados, nas chamadas "chácaras de recreio". Distante uns 30km de Cuiabá, lados da usina hidroelétrica do Manso. Como os lotes estão cheios de capim adropogon em touceiras antigas, no meu fiz uma poda rasteira em tudo, que rebrotou vigoroso, e agora, em pleno inverno está florindo.
Descobri com isso uma excelente fonte de alimento relacionada ao pólen para diversas espécies de abelhas; observei forrageando nesses dias, além da Apis mellifera africanizada, também muitas abelhas nativas sem ferrão, como a borá, plebeias, olho de vidro, além de outras da grande família Trigonini que não soube identificar e até algumas vespas. As flores do capim adropogon são pequeninas, de cor amarelo intenso, e ficam tremulando ao vento. Registra-se com isso que abelhas de diversas espécies encontram também nas flores dessa espécie de capim, excelente fonte de alimento (pólen). É muito bonito ver nas corbículas da Apis mellifera, a quantidade de pólen que conseguem coletar, formando uma bolinha amarelo-ouro bem nítida. O mesmo ocorre com as pequenas abelhas nativas que observei. Entendo que exista alguma dificuldade de observar abelhas forrageando nas plantações de capim em áreas exploradas pela pecuária porque a pastagem dos bovinos praticamente não permite que as gramíneas cheguem ao ponto de floração, diferente dessa área onde tenho minha chácara.
Dessa forma, apicultores ou meliponicultores que exerçam suas atividades próximas de pastagens de capim andropogon com possibilidade de floração terão excelente reforço no quesito "fonte de pólen" para suas abelhas. E o mais importante, na época do inverno, quando florações em geral são mais escassas. Observação para o centro-oeste brasileiro, especificamente região de Cuiabá. Noutras regiões geográficas do Brasil, não sei o período de floração dessa espécie de capim.
 Vejamos o comentário de Luiz Velazquez, de Misiones, Argentina, postado no fórum ABENA, sobre época de floração e polinizadores em gramíneas na região onde mora: "Coincido, hace rato que vengo observando abejas en las gramíneas que hay en mi zona. La diferencia con lo que tu observas, es que acá florecen en primavera y verano. Ahora esta quemada por las fuertes heladas. La otra característica es que las abejas van antes que salga el sol. Cuando aún está oscuro, para las 8 de la mañana ya no quedan abejas. Solamente van bien temprano. Siempre digo lo mismo, las plantas tienen horarios para los polinizadores. Nunca vi ASF, solamente Apis."


Características básicas desse capim como ração para animais: 
Nome científico: Andropogon gayanus Kunth 
Origem: África Ocidental 
Ciclo vegetativo: perene 
Precipitação pluviométrica requerida: 400 a 1.400mm/ano
Forma de crescimento: semi-ereta 
Altura da planta: até 2m em crescimento livre 
Digestibilidade: boa quando jovem 
Palatabilidade: boa quando jovem e inapetecível quando florida 
Produção de matéria seca: 8 a 14 ton. MS/ha/ano 
Número de cromossomos: 2n = 40 (20, 35, 40, 42, 43, 44)
Fonte: http://www.agronomia.com.br/conteudo/artigos/artigos_gramineas_tropicais_andropogon.htm 

Na descrição acima, relativo a palatabilidade do capim em si como forrageira para o rebanho bovino ou eqüino a planta é inapetecível quando florida, para as abelhas é uma verdadeira fonte apetecível de pólen! Segue-se video da filmagem.

4 comentários:

  1. Zé Luiz,

    Acredito que os pólens encontrados nos capins, são muito semelhantes ao pólem do milho, que também é uma gramínea e tem intensa visitação por abelhas na época de sua floração. Não acho que eles sejam fontes alternativas para as abelhas,pois quando florescem o acúmulo de pólem nas colônias próximas é impressionante.

    Já vi também floração de bambus, com intensa visitação de borás e mirins, além de abelhas apis, e no local tinha muitas outras flores que normalmente são super visitadas por abelhas, inclusive a astrapéia rosa.

    Abelhas apis, também exploram os capins do genero Paspalum quando floridos, como a grama-batatais ou grama-forquilha.

    Já li comentários de apicultores norte americanos que os grandes gramados bem cuidados, são desertos verdes e não oferecem alimento para as abelhas, mas se ficarem por conta, sem podas, a floração dos capins e outras plantas que crescem entre eles, passaria a ser uma ótima fonte de alimento.

    UGA

    José Halley Winckler
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. boa tarde sou um pequeno melicultor tenho algumas espece ,sou morador de itaquai rj, queria he informar que se sober quem tem intareçe em mudas de mutre aloi vera ,e astrapeia branca eu tenho ;telefone;021986515856 ou 021937818100 operadora oi um abraço

    ResponderExcluir
  3. Amigos estou começando um meliponario , pensei em fazer um pasto minhas ovelhas e cabras servi abelhas também, alguém pode me informar qual capim elas visitam, ou leguminosas como cunhã , Java , outras , agradeço antecipadamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor envie uma msg para redator@ame-rio.org
      Vamos ver e tentar te responder, por aqui ou pelo e-mail que enviar.

      Excluir