Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

COMUNICADO DE FALECIMENTO

COMUNICADO DE FALECIMENTO

A diretoria da AME-RIO vem, com pesar, comunicar o falecimento do nosso querido presidente Pompílio Vieira de Souza, ocorrido na manhã do dia 27/10/2011.

O local, data e hora da cremação (domingo ou 2ª feira – 30 ou 31/10/2011) serão divulgados no site da AME-RIO (www.ame-rio.org), assim que forem definidos pela família.

A DIRETORIA

7 comentários:

  1. Amigos,

    Eu, como todos da AME-RIO, fiquei chocado com a triste notícia recebida hoje a tarde. O Pompílio vai deixar muita saudade, não só entre os Meliponicultores, como também entre os Apicultores brasileiros. Ele era uma pessoa que sabia tratar bem qualquer tipo de pessoa, podiam ser jovens, adultos, idosos ou mesmo crianças, todos gostavam do Pompílio.
    Eu participei de uma visita ao colégio Faria Brito e testemunhei o entusiasmo que das crianças com sua palestra e o carinho que elas demonstraram por ele e eles por elas. Em outra visita que eu e o Carlos Ivan fizemos a esse educandário, o que mais ouvimos foi "que pena, o velhinho não veio", muitos iam até nós perguntar por ele.
    Agora seremos nós a sentir falta do Pompílio, em nossas reuniões e em nossas vidas.
    Que pena, o velhinho não pode mais vir, nossas reuniões não serão mais as mesmas e nós também não seremos os mesmos sem ele.

    ResponderExcluir
  2. Eu recebi, um e-mail do Bob Luttrell, pedindo para postar um comentário por ele.

    ------------------------------------------------
    Eu entrei para verificar o comentário no meu post e fiquei chocado com a notícia do falecimento do nosso presidente, Pompillio.
    Posso enviar a minha mais profunda simpatia para sua família e amigos, e a todos da AME-RIO.
    Foi um prazer conhecer este cavalheiro da meliponicultura. Eu apreciei muito as suas amáveis ​​palavras, durante a minha visita.
    Vou sempre guardar as suas palavras, agora na minha mesa na minha frente, escrito em uma mão trêmula no presente que ele ofereceu para mim naquela reunião. Este foi o seu livro "Dicionário de Apicultura"
    Seu falecimento é uma grande perda para todos nós e para nossas abelhas.

    Bob the Beeman
    Austrália

    ResponderExcluir
  3. Nosso amigo Pompilho deixou um exemplo de homem batalhador, exemplo de meliponicultor e apicultor seus ensinamentos vão ficar para sempre entre nós, guardarei os conselhos que ele me deixou. Em nome do Parque Estadual da Pedra Branca quero deixar meus votos de saudades e consolo para os familiares. As abelhas choram por ter perdido um grande amigo e ao mesmo tempo agradecem pela dedicação e carinho que tratou as abelhas de modo geral. Obrigado Pompilho pelos seus ensinamentos que deixastes para nós meliponicultores e apicultores.

    Christiano Figueira
    Abelhas do Brasil

    ResponderExcluir
  4. A ACAM - Amazonas homenageia este grande homem defensor das abelhas e solidariza com seus familiares e amigos na certeza que sua obra e feitos vai permanecer em todo Brasil.

    A diretoria.

    ResponderExcluir
  5. O Associativismo Apícola Brasileiro perdeu um de seus maiores ícones neste 27 de outubro de 2011, gaúcho de São Borja, Médico Veterinário, há mais de 70 anos vinha atuando no associativismo e dedicando-se com muita devoção, respeito e amor pelas abelhas, realizando palestras e cursos de Apicultura.
    Participou, entre várias fundações: Confederação Brasileira de Apicultura, Federação Apícola do Rio Grande do Sul, Federação Apícola do Rio de Janeiro (FAERJ) e várias associações nas diferentes regiões do Brasil.
    Foi fundador e Diretor Presidente da Revista Abelha Rainha a Voz do Apicultor, e recentemente foi eleito Presidente da AME-RIO, Associação de Meliponicultores do Rio de Janeiro.
    Durante muitas gestões foi vice-presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, presidente da FAERJ e representou a Confederação Brasileira de Apicultura no Congresso Internacional da APIMONDIA em Beijim na China em 1993, oportunidade que levou vários brasileiros para conhecer a apicultura daquele País.
    No ano de 1995 organizou uma comitiva de mais de 20 brasileiros para participar do Congresso Internacional da Apimondia em Lausanne na Suíça, depois do congresso foi realizada viagem de turismo e visitas técnicas durante 15 dias.
    Foi nomeado, pela resolução SEAAPI Nº 584 DE 31 DE AGOSTO DE 2004, membro da Câmara Setorial Estadual de Apicultura do Conselho Estadual de Política Agrícola e Pesqueira do Estado do Rio de Janeiro.
    Lançou o Dicionário de Apicultura- “ABC do Apicultor”: 1ª edição em 2000, no Congresso Brasileiro de Apicultura de Florianópolis, 2ª edição em 2002 no Congresso Brasileiro de Apicultura de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e 3ª edição em 2010 no Congresso Brasileiro de Apicultura em Cuiabá,MT.
    Pompílio foi um verdadeiro devoto às causas da apicultura, acolhendo a todos os apicultores e mestres, incentivando agremiações a se espelharem na organização das abelhas.
    Deixa um grande legado de ensinamentos, companheirismo e liderança, oportunizando para muitos apicultores um maior conhecimento na lida com as abelhas, presenteou a muitos os Dicionários de Apicultura “ABC do Apicultor”, realizando o sonho em sempre ser útil.

    José Cunha - Presidente da CBA
    DIRETORIA DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE APICULTURA

    ResponderExcluir
  6. Presto minha homenagem póstuma e solidariedade a todos os amigos e familiares de Pompilho Vieira. A apicultura brasileira e internacional estão de luto. Foi-se um dos maiores defensores das abelhas. Mestre e arquiteto da apicultura brasileira essa lacuna certamente será difícil de preencher. O Brasil teve o privilégio de ter Pompilho como filho e cidadão. Dedicou sua vida a pesquisar e conhecer o gênero apis sp e deixou um legado histório de estudos e pesquisas científicas no acervo nacional e internacional. Pompilho você foi um guerreiro incansável e intransigente defensor da apicultura nacional. Você com sua obra grandiosa se alinharão, por certo, dentre os grandes mestres da agricultura brasileira. Pompilho descanse em paz, você cumpriu a tarefa que o Arquiteto do Universo lhe confiou. Vivo bem vivo é quem morto as letras e as obras perpetuam ! Você cumpriu a missão. Parabens !!
    Cel Edino Camoleze

    ResponderExcluir
  7. Na década de noventa a APIME recebeu a visita de Pompílio, representando a Confederação Brasileira de Apicultores e veu para incentivar a organização dos apicultores, momento quando a nossa associação dava os primeiros passos. Essa será a lembrança que teremos de Pompílio: incansável incentivador da organização institucional dos apicultores. APIME - Associação Pernabucana de Apicultores e Meliponicultores.

    ResponderExcluir