Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sexta-feira, 6 de maio de 2011

V Seminário Regional de Abelhas e Flores acontece 6 e 7/5/2011

A AME-RIO - Está presente.


V Seminário Regional de Abelhas e Flores acontece sexta-feira e sábado

FOTO: CRIS OLIVEIRA
Seminário mostrará importância das abelhas




BARRA MANSA 
A ONG Nosso Vale Nossa Vida e a Associação dos Criadores de Abelhas Nativas e Exóticas do Médio Paraíba do Sul (Acampar), com apoio da prefeitura e de outras instituições, realizam sexta-feira e sábado o V Seminário Regional: Abelhas e Flores. Sexta-feira, haverá credenciamento, entrega de material e minicursos sobre os temas Abelhas Nativas e Flores e Rastreabilidade, Produção de Pólen e Polinização. Os minicursos acontecerão no Sesc, no bairro Ano Bom. Sábado, serão realizados painéis durante todo o dia no Parque da Cidade, no Centro.
Segundo a secretária Executiva da ONG e bióloga sanitarista, Vera Lúcia Teixeira, o seminário é de grande relevância para que a população saiba a importância das abelhas ao ecossistema. “As abelhas são consideradas uma das maiores polinizadoras da Mata Atlântica. Na nossa região só temos 5% dessa mata e queremos mostrar às pessoas o quanto é importante preservar e criar abelhas, pois além de fabricar o mel elas produzem florestas”, explica Vera, lembrando que um dos minicursos que serão realizados no seminário falará sobre as abelhas melipóneas, que são as sem ferrão. “Vamos falar também sobre a criação de abelhas africanas, que possuem ferrão, mas daremos uma importância também para as melipóneas, que fabricam um mel muito utilizado em produtos medicinais e podem ser criadas em lugares próximos ao Centro, por não causar preocupação quanto a picadas”, informa.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Cláudio Meirelles, os painéis que serão expostos no Parque da Cidade serão sobre assuntos que falam sobre a preservação do meio ambiente. “Os painéis vão tratar sobre a manutenção e perpetuação de florestas, o equilíbrio da biodiversidade, a preservação ambiental, frutificação e polinização, entre outros assuntos relevantes para os apicultores”, explica Cláudio.
O secretário Administrativo da ONG e administrador especialista em política pública e governo, Juarez de Magalhães, ressalta que a população precisa saber qual a importância das abelhas e o seminário será uma oportunidade para isso.
Os interessados em participar dos minicursos e painéis, que serão gratuitos, devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural para fazer a inscrição. A secretaria funciona no Parque da Cidade, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 3324-0920 ou (24) 3322 4789.


PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira
Sesc Barra Mansa
8 horas – Credenciamento
8h30min às 12 horas e 13h30min às 17h30min
*cursos simultâneas manhã e tarde
Mini Cursos (30 vagas por curso)
1. Abelhas Nativas e Flores
2. Rastreabilidade, produção de pólen e polinização
Parque da cidade
18 horas – Solenidade oficial e homenagem especial
Local: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural
Sábado
Parque da cidade
8 horas – Credenciamento
9 às 12 horas – Painel 1 – Moderador: Emater-Rio
Tema: Estruturação da Apicultura e Meliponicultura Familiar Integrada com ênfase em capacitação de agricultores familiares, Boas Práticas de Fabricação Apícola, diagnóstico da atividade e da sanidade apícola (BPFA).
12 às 13 horas – Almoço
13 horas às 15h30min – Painel 2 – Moderador: Acampar-RJ
Tema: Cadeia Produtivo Apícola e Meliponica com ênfase em agronegócio sustentável, produção orgânica, economia solidária e comércio justo.
15h30min – Pão, mel e prosa
16 às 19 horas – Painel 3 – Moderador: NVNV
Tema: Abelhas, águas, florestas e biodiversidade com ênfase em gestão das águas, manutenção e perpetuação das florestas e demais cultivos, função das abelhas no equilíbrio da biodiversidade.
19 horas – Encerramento com entrega de certificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário