Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

CONCURSO NACIONAL DE MÉIS DE ABELHAS SEM FERRÃO – AME-RIO - 2018

Em setembro deste ano de 2018 foi realizado a 6ª Edição do nosso já tradicional CONCURSO NACIONAL DE MÉIS DE ABELHAS SEM FERRÃO – AME-RIO, que tem sido realizado bienalmente.

E este ano mais uma vez realizamos o nosso concurso no maravilhoso cenário do Parque da Catacumba, de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas.
Mais uma vez pudemos contar com a simpatia e presteza do pessoal do Parque aos quais agradecemos. Em especial ao apoio e ajuda estratégica que nos foi dada pela Elaine, com ideias e suprimentos de última hora.
Nosso concurso teve nesta edição patrocínio de parceiros que nos ajudaram a enriquecer a comemoração do evento.
O Bondinho do Pão de Açúcar contribuiu com dois ingressos que está disponível ao Meliponário dono do Mel Campeão deste ano, e também ofereceu um passeio aos jurados.
 E a empresa Mbee que atua junto no mercado de méis Gourmets, vai buscar entres os participantes e principalmente entre os melhores colocados um canal para colocação comercial dessas Jóias Gastronômicas.
Quem  liderava a AME-RIO na 5ª edição do concurso era Gesimar, nesta 6º edição quem comanda nossa associação é Carlos Ivan.

Na equipe, 4 jurados bem representativos: Dra. Ortrud Monika Barth da Fiocruz que nos oferece uma análise palinológica. Eugênio empresário da Mbee méis gourmet, acostumado com os melhores paladares. Prof. Rogério Alves da UFRB e renomado pesquisador e conhecedor dos méis nativos. E Chef Caco Marinho do restaurante DOC, reconhecido por adotar ingredientes nativos em suas criações, inclusive os nossos méis e pólens de abelhas sem ferrão. Os quatro nos brindaram com excelentes apresentações sobre as abelhas sem ferrão em relação as atividades que exercem.
Acendo a curiosidade das pessoas para as novidades positivas que Prof. Rogério Alves nos trouxe em sua palestra sobre recentes pesquisas das abelhas Arapuá, Tataíra e seus pólens. 
Sensacional !!!
Também palestrou antes do início do julgamento o Prof. Igor Almeida do laboratório de farmácia da UFRJ. Ele propôs incluir na pesquisa de doutorado dele amostras dos méis que concorreram ao  prêmio, com o objetivo de buscar sinais de atividade farmacológica nos méis de abelhas sem ferrão. Esta pesquisa é muito longa, mas quem sabe descobriremos mais novidades nos méis de nossas abelhas!!

Bem vamos ao Concurso. Mesa arrumada.


Todos os jurados ansiosos por iniciar.
Ficha de julgamento prontas.
Méis todos codificados aguardando serem analisados.


E aí começa a viagem dos 4 jurados no universo das sensações. Degusta este, degusta aquele, e começam a vir lembranças sensoriais das mais diversas: sabores, aromas e sensações resgatadas até lá da infância. Cheguei e escutar o suspiro de um jurado a relembrar do cálido perfume da avó! 


E de degustação a degustação ouve-se elogios, vê-se o deslumbrar das feições denunciando prazer e surpresas! 
O que tantas jóias gourmet raras fazem escondidas nos sete cantos do Brasil ?!
Os resultados foram transferidos das fichas para a tabela de cálculo. Mas devido a um problema de falta de energia de última hora, ao invés de se contabilizar as fichas no notebook, tivemos que fazer em um back-up via Smatfone. O resultado saiu às 14:30 hs no celular, e os presentes foram todos informados. No entanto, por segurança, deixamos para transmitir o resultado oficial somente depois de repassar outra vez as fichas para o notebook.

O GRANDE CAMPEÃO este ano é um mel de URUÇU AMARELA de Teófilo Otoni - Minas Gerais, do Meliponário SERRA AZUL.


Para ele vai o Troféu, Certificado de CAMPEÃO e mais dois acessos para um passeio no Bondinho do Pão de Açúcar.

O Campeão foi seguido pelo Mel do Meliponário Costa do Sauípe (BA) com Uruçu Nordestina.
 E quase emparelhando o Meliponário do Sertão (RN) com Jandaíras.


Os dois também estão de parabéns!!!

E também receberão certificado, os três primeiros colocados de cada categoria, assim teremos:
Maturado - Meliponários Duquinha e Meliponário Oliveira
Desumidificado - Meliponário da Genna

Além de reconhecimento Nacional também terá divulgação Internacional, pois o jurado e Chef  Caco Marinho levou uma amostra desta jóia mineira para participar do evento Slow Food em Turim (Itália).

O mel de abelha sem ferrão tem sido o preferido dos chefs de cozinha, por ser mais úmido que o mel de abelha com ferrão, ter leveduras selvagens, e temperatura ideal para fermentação controlada. “Além de encantar pelo sabor, textura e odor, é um mel que enche a boca de água, com um teor de umidade que quebra o excesso de doçura. O mel é mais do que uma alternativa edulcorante, quando interage com a acidez, ele é também um elemento estimulante do paladar”, explica Caco Marinho.

A Mbee através do seu fundador Eugênio já abriu ou está tentando abrir canais de comunicação e negociação com os meliponários em evidência pelos prêmios ou dentre outros que chamaram a atenção pelos seus sabores peculiares.

Algumas passagens do Concurso:

Um minuto de silêncio no início da reunião em memória do associado Antônio que faleceu na mesma semana do concurso.

Público presente

Entre os presentes Nelson Victor da FAERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário