Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Sugador de Abelhas

Muitos perguntam como sugar as abelhas em uma transferência ou em manejo do enxame em que as pequeninas que ainda não voam acabam fugindo do controle. Eu tenho usado este sugador de abelha, que me foi apresentado pelo amigo Gesimar, mas que teve o passo a passo de como construir publicado em 2009 pelo Meliponário Alencar, que abaixo reproduzo a publicação.

Esta sugador é especialmente eficaz no manejo de abelhas muito pequenas e delicadas, como jataís, iraís, mirins.

Sem nossa ajuda as abelhinhas recém nascidas não saberão ir para a caixa nova, em caso de transferência, ou votar para caixa antiga em caso de manejo. E elas são muito importantes para a saúde do enxame, afinal já cumprem tarefas específicas. Por exemplo como as tarefas apontadas na teoria das nutrizes de Klécio Souza.   

Quem quiser pode visitar o blog do Meliponário Alencar: http://meliponarioalencar.blogspot.com.br/2009/10/sugador-de-abelhas.html

    Medina
-----------------------------------------------------------------------------------------------
O sugador é um equipamento muito útil durante a transferência de uma colônia para outra caixa, pois nesse processo sempre ficam algumas abelhas novinhas perambulando pela antiga residência, é ai que entra o sugador para resgatar essas abelinhas que ainda não sabem voar. A substituição da caixa é necessária quando a antiga já está muito deteriorada ou o outro modelo oferece um melhor manejo para o meliponicultor por exemplo.
Pra você criador, que como esse que vos fala, transportou muitas abelhas uma a uma até a entrada da nova casa, ai vai um esqueminha simples para montar o seu sugador de abelhas:
Material:


2 Garrafas pet pequenas (pitchula), cortadas ao meio.


Colocar uma tela de proteção em uma das bocas, para você não acrescentar abelhas a sua dieta acidentalmente quando for sugá-las rsrs


Inserir mangueiras nas tampinhas das garrafas, no caso da tiúba usei de 1cm de diâmetro.

Finalmente é só encaixar as partes e cuidar para que esteja bem vedado, caso contrário haja fôlego! Como diria um amigo: Mais fácil do que andar pra frente!


Ai vai uma remessa pronta para entrega!
Grande Abraço!
Francisco Carlos Alencar
Meliponário Alencar
São Luis-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário