Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

domingo, 22 de setembro de 2013

Reunião de Setembro

Amigos da AME-RIO e Internautas.

Hoje eu quero mostrar para vocês um pouquinho mais das nossas participações e atividades, vamos ver como foi nossa reunião de Setembro. Esse mês nós oficializamos mais uma parceria para divulgação de nossas abelhas sem ferrão, desta vez foi com o Parque Natural Municipal da Catacumba.
Já há algum tempo que prometemos instalar novas colonias em parques, mas estávamos escolhendo um parque que tivesse bastante visitação e que oferecesse segurança semelhante a oferecida pelos outros parques onde já instalamos colônias. Também queríamos um parque mais próximo da Zona Sul.
O PNM da Catacumba, fica as margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Av. Epitácio Pessoa, 3000, no Rio de Janeiro e abrange a área do Morro da Catacumba.
O associado responsável pelas abelhas nesse parque vai ser o Sérgio Magarão, que é tão apaixonado por abelhas, que as cria no seu apartamento, no 5º andar de um prédio a beira de um morro hiper arborizado, no bairro Humaitá.
A nossa reunião foi no sábado, dia 14 de setembro de 2013 e começou com as atividades para a instalação de 3 suportes  para as colméias. Pretendemos colocar novos suportes até o início do próximo mês.
Nesses suportes foram instaladas duas caixas com Mandaçaias (Melipona quadrifasciata), que vieram do PNM Chico Mendes (são as matrizes de duas divisões feitas naquele parque, no dia 20 de agosto passado e que tinham sido levadas para o nosso meliponário do Campus Mata Atlântica, da Fiocruz). Também foi instalada uma caixa com Iraís (Nannotrigona testaceicornis), essa caixa foi doada pelos nossos presidente Gesimar e vice Winckler, ela tinha foi levada para ser sorteada em nossa reunião e os dois a adquiriram do ganhador.
Depois da instalação das colônias aproveitamos o espaço de reuniões e oficinas da Casa de Convivência do parque para a parte expositiva de nossa reunião.


Logo no início o Winckler apresentou a agenda prevista para nossa reunião, nos contou como conheceu o Felipe Oliveira, que é o Gestor do PNM da Catacumba e discorreu também sobre como vão as abelhas nos parques em que ele as acompanha (Chico Mendes, Marapendi e Bosque da Barra).


O nosso presidente, Gesimar, nos contou sobre as suas participações no GT de Meliponicultura da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel e das reuniões desse GT em Brasília e em Fortaleza. Falou também sobre os esforços para a adequação da Legislação sobre a criação de Abelhas sem Ferrão. 


Depois o Medina falou de como será o curso de meliponicultura que começará no sábado, dia 21, auditório do Centro de Visitantes do Parque Nacional da Floresta da Tijuca.


O Medina também nos contou como estão se desenvolvendo as abelhas na Floresta da Tijuca e da grande umidade que enfrentam as abelhas daquele parque.


Miguel Campos e Gesimar examinam as colonias, enquanto o Sérgio Magarão explica para o Fritz como ele irá cuidar dessas abelhas.



As caixas das mandaçaias receberam um bocal feito de fundo de garrafas PET, para evitar os calangos do parque, que parecem ser muito ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário