Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Mel em potes de plástico - Parte 4

No sábado passado , dia 29 voltei ao meu meliponário e fiz uma nova vistoria nas melgueiras com potes de plástico.Vi que o movimento está  muito bom.Na melgueira com portes de 25ml , já são 7 fechados ( um se rempeu com a retirada do plástico ), outros estão quase fechados, mas o que me chamou a atenção, foi que elas estão fazendo uma parede  muito grossa  na minha opinião, ( veja no segundo pote a direita, de cima para baixo, na foto em detalhe ), pensei que elas só iriam fazer uma camada fina de cera, mas não, elas estão fazendo como se não existisse o pote plástico.




Observe a parede do segundo pote à direita, de cima para baixo e nos potes de cima.



As fotos a seguir são da melgueira com potes de 45 ml, do dia 15 de dezembro até agora, 6 potes foram fechados e outros 4 potes de cera foram feitos entres os de plástico 






Até a próxima e um 2013 cheio de REALIZAÇÕES, SAÚDE, PAZ e
com MUITAS ABELHAS.

Um comentário:

  1. Ivan,
    Ótima experiência !!!
    O interessante também é que na bandeja que você deixou mais espaço entre os potes, elas fizeram potes por fora .... A idéia dada no ABENa de usar potes sextavados ajudaria ainda mais no aproveitamento da produção.
    Sobre a espessura da parede, talvez se desse um banho de cera de apis, mas misturada com cera dela mesma e um pouco de óleo vegetal, como as massas que são bem aceitas por elas.
    Já tentou retirar um desses potes fechados e guardar fora da geladeira por um tempo ?
    Abração
    Medina

    ResponderExcluir