Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O valor das caixas inteligentes para as pesquisas da evolução dos enxames de meliponineos.

As caixas inteligentes foram idealizadas pelo meliponário escola visando a eficiência na multiplicação de enxames.Facilidade de construção, pois com duas medidas de tábuas, quatro tábuas e temos as paredes, mais duas outras, o fundo e a tampa.
Para que esta caixa produza seus melhores efeitos, deverá ter as suas dimensões adequadas ao tamanho do enxame que irá abrigar.

Neste caso específico, nas fotos deste estudo, estamos com uma caixa com medidas internas de 20x20x30. E o nosso enxame é de melipona bicolor bicolor, que iria melhor numa caxa de dimensões menores, para obrigar o enxame a colocar os potes de mel nas melgueiras amovíveis, que vão sobre o corpo da caixa.

Estamos no dia 27 de setembro, início da primavera.




Os discos que vemos são os de números 6 e 7, são os de crias novas e postura.
Observando o invólucro e a caixa internamente, observamos que realmente há espaço sobrando. exigindo maior esforço do enxame a administrá-lo e climatizá-lo. No caso destas guaraipos, poderemos sugerir, sem medo de errarmos, a caixa de 15x15x20 e uma elgueira de 15x15x15.

Como aliás será usada no decurso desta pesquisa. Isto é na divisão do enxame propriamente dito, quando a evolução das eclosões assinalarem o melhor momento de êxito.







Um comentário:

  1. Amigos,
    eu também acho que essa caixa inteligente,é muito fácil de construir e facilia muito o trabalho com as abelhas,principalmente quando se quer praticidade...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir