Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sábado, 10 de abril de 2010

CAPACITAÇÃO DE MELIPONICULTORES - AULA 1: Aprenda a abrir o Invólucro

Por Pedro Paulo Peixoto


O curso de meliponicultura na Internet e no Meliponário Escola vai começar na prática. Nesta primeira lição vamos ensinar como abrir o invólucro. É claro que nossas instruções só são válidas para aqueles que, como nós, usam um tipo de caixa que permita o acesso total ao ninho. 


Uma pequena janela deve ser aberta, do alto do invólucro até embaixo, se possivelmente num só pedaço, fino e comprido. Descolando suavemente, basicamente com três dedos. 



Com o indicador e o dedo médio devemos fazer uma pequena incisão bem no alto do invólucro e, apoiando com o polegar, efetuamos um movimento para fora, fazendo um  pequeno rasgo no invólucro, retirando uma lamela de cera fina e contínua, que daí há pouco retornará para seu lugar. Isso será mais que suficiente para efetuarmos uma boa vistoria  nos favos de cria.



Vejam na foto acima, o resultado final. As abelhas pouco terão de reclamar das nossas vistorias... Jamais amassar para os lados a cera, nem você, nem as abelhas, conseguirão desamassar e fechar o invólucro.


O Curso pela Internet, começa amanhã, 42 participantes, grupo fechado aos que se inscreveram corretamente pelo e-mail: meliponarioescola@yahoo.com.br


Pedro Paulo Peixoto
Presidente da AME-RIO
www.ame-rio.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário